sábado, 5 de julho de 2014

Último suspiro? Blackberry apresenta sistema de segurança para mensagens

A BlackBerry anunciou o lançamento de um sistema de segurança para as mensagens enviadas através de seus smartphones

A BlackBerry está na corda bamba há bastante tempo, e agora está claro que nem seus novos aparelhos e nem seu novo sistema operacional conseguiram trazer de volta os bons tempos da empresa. Como uma espécie de “última tentativa”, a fabricante canadense anunciou o lançamento de um sistema de segurança para as mensagens enviadas através de seus smartphones, em uma clara tentativa de reconquistar seus clientes corporativos focados em segurança, como os bancos por exemplo.

A aplicação se chama “BBM Protected” e serve exclusivamente para as mensagens trocadas entre os telefones da companhia. O novo serviço utilizará o padrão de segurança FIPS 140-2, o mesmo usado pelo governo dos Estados Unidos! Funciona assim: O sistema codifica as mensagens enviadas pelo BBM no dispositivo emissor, e depois as autentica e decodifica no smartphone receptor.

Embora a segurança e o sigilo de informações sejam um destaque da BlackBerry frente a seus competidores, a empresa tem cooperado com investigações policiais em vários países, proporcionando às autoridades acesso às mensagens de seus clientes, ou seja, lá no fundo ninguém está livre de ter suas mensagens abertas.

Há uma semana, a polícia canadense anunciou a prisão de 33 supostos mafiosos após acessar milhões de mensagens enviadas por aparelhos BlackBerry desde 2010. Uma intervenção desse tipo em mensagens também ajudou as autoridades de Los Angeles a desmantelar uma rede de tráfico de drogas em 2013.

A BlackBerry teve tempos áureos, mas nos últimos anos vem perdendo terreno para o iPhone e aparelhos Android. Em 2013, a empresa registrou perdas recordes, e muitos acreditam que ela não tem mais salvação. Será que em tempos de espionagem eletrônica, este novo recurso de segurança pode trazer bons ventos para a empresa? Esperamos que sim… [Techguru]

Nenhum comentário:

Postar um comentário