sábado, 26 de julho de 2014

Supervulcões podem explodir a qualquer momento

Supervulcões podem entrar em erupção de forma espontânea, sem a necessidade de um gatilho externo, como um terremoto

O Supervulcão mais conhecido do mundo, Yellowstone


Explosões de supervulcões, como a que ocorreu em Wyoming há milhares de anos, podem mudar todo o clima da Terra. Yellowstone, nos EUA, é o principal exemplo de supervulcão no mundo.

De acordo com um experimento realizado no European Synchrotron Radiation Facility (ESRF), em Grenoble, na França, a diferença na densidade entre o magma e as rochas que cercam estes super-vulcões é o suficiente para criar uma enorme rachadura na crosta da Terra.

Supervulcões, ao contrário de vulcões comuns, não entram em erupção. Eles “explodem”, abrindo um buraco enorme na crosta da Terra. Anteriormente, pensava-se que os terremotos podiam estar relacionados com essas explosões.

Pesquisadores da ETH Zurich foram capazes de determinar a densidade do magma através de raios-X. Eles usaram a técnica mais recente de “produzir artificialmente magma sob diferentes condições de temperatura e pressão.” Pesquisadores ainda representaram a variação do teor de água no estado fundido do magma. A equipe então elaborou modelos matemáticos para explicar as condições em um supervulcão.

“Até agora, ninguém tinha medido a densidade do magma que está presente nas câmaras de magma de supervulcões”, disse um dos autores do estudo Wim Malfait.

Em um estudo separado sobre o mesmo assunto, pesquisadores da Universidade de Genebra concluíram que a flutuabilidade do magma é importante na explosão de um supervulcão.

Supervulcões têm grandes câmaras de magma e estão localizados em áreas onde o fluxo de calor do interior da Terra para a superfície é muito alto. Vulcões convencionais têm câmaras de magma rígidas, que racham sob pressão. Mas as condições em supervulcões fazem as câmaras de magma muito plásticas, o que significa que as câmaras continuam mudando suas formas com o fluxo de magma quente. É esta plasticidade que permite que esses monstruosos vulcões controlem a pressão, e é por isso que raramente eles explodem.

Esta é uma boa notícia para os habitantes da Terra, porque quando estes vulcões explodem, podem causar danos em larga escala e até mesmo alterar o clima do planeta.

Há cerca de 20 supervulcões conhecidos na Terra. Esses gigantes adormecidos raramente explodem: isso acontece uma vez a cada 100 mil anos mais ou menos. [NatureWorldNews][Scienceblux]

Nenhum comentário:

Postar um comentário