sexta-feira, 11 de julho de 2014

Mozart não nasceu um gênio da música

Com quatro anos, Mozart aprendeu a tocar teclado, e muitos acreditam que começou a compor aos cinco anos
Mozart nasceu em 27 de janeiro de 1756, filho de Anna Maria e Leopold Mozart. Anna Maria deu a luz a sete filhos, mas apenas Wolfgang e sua irmã mais velha Maria Anna sobreviveram. Leopold foi um compositor de pouca expressão, tendo sido professor e publicado um livro sobre violino no mesmo ano em que nasceu Wolfgang. 

A partir da idade de três anos, Wolfgang teve contato com a música e muito precocemente se interessou nela. Com quatro anos, começou a aprender a tocar teclado, e muitos acreditam que começou a compor aos cinco anos.

E aí que as coisas ficam um pouco obscuras. É impressionante que alguém em uma idade tão precoce conseguiria tocar instrumentos e ainda mais, compor músicas sem ajuda. Seu pai não compôs mais nenhuma música depois que Wolfgang se interessou pela música, o que leva a acreditar que as primeiras músicas de Mozart possam ter sido escritas, corrigidas e até mesmo incentivadas por seu pai.

Há também o fato de que Leopold foi ganhando dinheiro com as performances de seu filho, a quem 'vendia' como um prodígio. Eles viajaram pela Europa e tocavam para a nobreza. Portanto, Leopoldo tinha um bom motivo para fazer seu filho parecer algum tipo de músico sobre-humano como uma jogada de marketing. Tomando todas as informações em consideração, o que parece mais lógico? Será que uma criança de cinco anos de idade conseguiria compor sinfonias? Ou teria seu pai, músico formado e professor, que fazia dinheiro com o filho, ter um pouco mais de 'influência'?

Isso não quer dizer, de forma alguma, que Mozart não era um gênio musical, porque realmente era. Mas ele simplesmente não nasceu assim. Em seu livro, "O Talento é Supervalorizado", o autor Geoffrey Colvin afirma que Mozart conseguiu ser grande por causa do treinamento que recebeu. Ele teve aulas diárias de seu a partir de uma idade bem precoce. Então, estava se apresentando na frente da nobreza e passou grande parte de sua juventude viajando ao redor do mundo. 

Com a idade de 14 anos, ele escreveu sua primeira obra, que teve menor sucesso. No entanto, é importante notar que neste momento ele vinha treinando com professores profissionais, um deles que acabou vivendo com o músico todos os dias durante nove anos.

Também é interessante notar que, enquanto viaja, Mozart conheceu e passou um tempo com compositores famosos como Johann Christian Bach, que teve uma grande influência sobre o músico. Ele também foi aceito em uma academia de música de prestígio com 14 anos de idade, onde se desenvolveu ainda mais. 

Quando ele foi contratado pelo governante de Salzburg, na Áustria, com 17 anos, estava vivendo e respirando música há 14 anos. Indo mais longe, Mozart continuou a trabalhar em tempo integral como músico em toda a sua adolescência. Então, no momento em que alcançou o sucesso e fama real com DIe Entführung, ele tinha 25 anos. Mozart tinha trinta anos quando começou a escrever suas peças mais famosas usando a experiência adquirida durante toda a vida.

Mozart era um músico brilhante e compositor incrível, mas ele chegou onde chegou pois trabalhou duro para isso. Ele não nasceu com nenhum dom milagroso. [KnowledgeNuts[Scienceblux]

Nenhum comentário:

Postar um comentário