segunda-feira, 21 de julho de 2014

A Intel quer acabar com todos os cabos até 2016

Durante a Computex 2014, a Intel revelou seus planos de acabar com os fios até 2016

A ideia é produzir computadores sem nenhum cabo, nem mesmo o de energia ou o dos periféricos! Enfim, este é um objetivo antigo da indústria de PCs, mas até hoje, a proposta esbarrava principalmente na alimentação dos produtos, no entanto, as tecnologias de recarga sem fio têm evoluído bastante para suprir esta necessidade. Veja detalhes…

A Intel aproveitou a Computex 2014 para apresentar os novos processadores Skylake (2016), que substituirá os chips Broadwell que serão lançados até o fim do ano, e dará melhor suporte a comunicações e carregamento sem fio. Kirk Skaugen, SVP e gerente geral da divisão de PCs da Intel, disse durante apresentação que uma tecnologia chamada WiGig, embarcada nos processadores Skylake, permitirá transferência de dados entre dispositivos de até 7 Gb/s.

Dispositivos compatíveis como monitores, teclados e periféricos se conectariam automaticamente com o desktop devido à proximidade, bastando afastá-los a uma distância superior a 10 ou 20 metros para o sinal ser cortado.

E a energia?

Ok, isso resolve o problema da transmissão de dados, mas não da energia. Pois bem, é aí que entra a tecnologia chamada Rezence, desenvolvida pela A4WP (Alliance for Wireless Power) e que realiza carregamento através de ressonância magnética.

O transmissor pode ser ligado e deixado embaixo de uma mesa, e o campo de transmissão de energia é capaz de atravessar até 5 centímetros de madeira. Além disso, diferente da tecnologia por indução ele é capaz de carregar mais de um dispositivo ao mesmo tempo.

A previsão da Intel é que tanto o WiGig quanto o Rezence estejam disponíveis somente em 2016… [Techguru]

Nenhum comentário:

Postar um comentário