terça-feira, 29 de julho de 2014

Três boas notícias sobre álcool

Em doses moderadas dá pra tirar alguns benefícios do álcool. É o que diz a ciência



Todo mundo sabe que alcoolismo é doença. E que exagerar na bebedeira, mesmo se você não for um alcoólatra, só causa danos à saúde (e dá ressaca moral). Mas em doses moderadas dá pra tirar alguns benefícios do álcool. É o que diz a ciência. 

Vinho faz sua vida mais feliz
Afasta você da depressão. Ao longo de sete anos, pesquisadores espanhóis acompanharam a vida de 5,5 mil pessoas para saber quanto vinho eles costumavam beber e se haviam sido diagnosticados com depressão. O grupo dos que bebiam de duas a sete taças de vinho por semana apresentava o menor risco de depressão. A suspeita dos cientistas é que a uva proteja o cérebro contra processos inflamatórios envolvidos na depressão.

Casais que bebem juntos brigam menos
Psicólogos americanos entrevistaram 69 jovens casais heterossexuais para saber quanto eles bebiam, se costumavam sair juntos para o bar, e como andava o namoro. Os mais felizes, com níveis mais altos de intimidade e menos desentendimentos, eram aqueles que bebiam junto com o parceiro. E eles se davam melhor até mesmo que os abstêmios. Mas, vale lembrar, os casais não bebiam tanto assim: só de um a três drinques.

Cerveja deixa você jovem
É que o álcool pode manter seu DNA mais jovem. Cada vez que as células do corpo se dividem, elas fazem cópias das pontas dos cromossomos (os telômeros), que são sequências de DNA. Mas eles ficam mais curtos a cada divisão – até não poderem mais se dividir e morrerem. Faz parte do processo natural de envelhecimento. Mas o álcool pode retardar esse processo. Foi o que aconteceu com as leveduras, que dividem semelhanças genéticas com a gente, testadas por cientistas das universidades de Tel Aviv e Columbia. Crédito da foto: flickr.com/25228175@N08 [cienciamaluca]

Observar mulheres nuas aumenta a inteligência masculina

Com a chegada da internet, não só ficou fácil ter acesso a pornografia, senão que socialmente é cada vez mais aceita


Agora a Ciência nos brinda uma justificativa a mais para navegarmos em páginas de entretenimento adulto. Aparentemente, observar mulheres sem roupa torna os homens mais inteligentes para a reprodução. A publicação, intitulada "A verdade nua", publicada na renomada Plos One, revelou um segredo sobre a busca de casal.

No estudo da Universidade de Tampere, na Finlândia, mostraram aos voluntários fotos de homens e mulheres em que os modelos usavam tanto roupas normais ou maiôs, ou estavam nus. Ao mesmo tempo, as respostas cerebrais visuais eram registradas a partir da atividade elétrica cerebral dos participantes. Este método permite que os pesquisadores investiguem os estágios iniciais do processamento de informação visual. 

Os resultados mostraram que, em menos de 0,2 segundos, o cérebro processa imagens de corpos nus de forma mais eficiente do que fotos de corpos vestidos. Na verdade, quanto menos roupa os modelos nas fotos estavam usando, mais avançado era o processamento da informação mais avançado: as respostas cerebrais foram mais fortes quando os participantes olhavam para fotos de corpos nus e mais fracos para corpos completamente vestidos. As respostas do cérebro de participantes do sexo masculino foram mais fortes para o nu feminino do que para corpos masculinos, enquanto as respostas cerebrais das participantes do sexo feminino não foram afetadas pelo gênero dos corpos.

Assim os cientistas concluíram que o cérebro aumenta o processamento de sinais no limiar da excitação sexual, o que revela que os homens que observam com frequência corpos femininos nus, tendem a desenvolver maiores capacidades cognitivas, ou seja, o cérebro aumenta sua capacidade do processamento de sinais sexualmente excitantes que podem desempenhar um papel primordial na reprodução, e que asseguram uma percepção mais eficiente de parceiros com maior potencial para o acasalamento.

Pronto! Se sua mãe flagrá-lo vendo fotos de mulher pelada, basta dizer para ela que está estudando e mostrar este artigo. Problema resolvido! Via | IB Times [ndig]

Essa você não sabia: Orgasmos obstétricos

Por mais bizarro que pareça, algumas mulheres sentem prazer quando dão à luz

Enquanto o prazer é provavelmente a última sensação que nós associamos com o parto, algumas mulheres sentem exatamente isso. Em um estudo de 2013, o psicólogo francês Thierry Postel entrevistou mais de 900 parteiras que confirmaram que, dos mais de 200 mil nascimentos assistidos por elas, pelo menos 668 mulheres relataram ter um orgasmo.

Ainda que Postel tenha sido o primeiro a organizar os números, o fenômeno do orgasmo obstétrico já tinha sido revelado ao público com o documentário “Orgasmic Birth: The Best-Kept Secret”, de 2008, sem nome oficial em português (“Parto orgásmico: O segredo mais bem guardado”, em tradução livre). A diretora, Debra Pascali-Bonaro, afirmou que, como Postel entrevistou as parteiras ao invés das mães, o número de incidentes pode ser ainda maior do que o que foi relatado.

O psicólogo Barry Komisaruk concordou que, fisiologicamente, “o parto orgásmico não é surpresa alguma”, já que o processo pode estimular zonas erógenas da mulher. Ainda assim, Komisaruk disse que a experiência de parto é totalmente dependente da anatomia única de cada mãe: algumas podem sentir prazer, mas a maioria sente mesmo é dor. [Hypescience]

sábado, 26 de julho de 2014

Pra suspirar e desejar: Christian Louboutin lança linha de beleza

O solado vermelho do designer virou cor de esmalte e já pode ir direto pra sua
prateleira de beauté
Um de cada, please! (Foto: George Chinsee/Divulgação)

Pode pirar, glamourosa! O desejado e famoso solado vermelho dos sapatos de Christian Louboutin podem ser vistos agora numa linha incrível de beleza. O designer acaba de lançar uma coleção de esmaltes com uma embalagem dos sonhos: a tampa tem o mesmo tamanho do salto mais alto que ele já criou. 

A linha começa a ser vendida nesta quarta-feira (23.07) na Saks Fifth Avenue, em Nova York, e em mais 15 lojas selecionadas dos EUA. Resta saber o que vai aparecer nas prateleiras depois dos esmaltes...já estamos supercuriosas! [Glamour]

Como poupar milhões de dólares apenas mudando a tipografia

O governo dos Estados Unidos gasta ao redor de 1,8 bilhões de dólares anuais na impressão de documentos


Um adolescente americano de 14 anos, chamado Suvir Mirchandani, realizou um estudo onde assegura que o governo americano poderia poupar milhões de dólares todos os anos com uma medida radicalmente simples: mudar a tipografia de seus documentos a uma que permita poupar tinta de impressora.

Tudo começou como um projeto escolar para promover a sustentabilidade. Mirchandani começou a analisar a maneira de minimizar a constante despesa de papel e tinta para a impressão de documentos. Afinal de contas, a tinta é duas vezes mais cara que perfume francês. 

A análise consistiu em determinar primeiro os caracteres mais utilizados do idioma inglês (a, e, o, t e r), e depois comparar o desenho destas letras nas quatro fontes mais comuns: Garamond, Times New Roman, Century Gothic e Comic Sans.

Depois, usando o programa APFill Ink Coverage Calculator, uma calculadora da gasto de tinta em impressoras, o adolescente concluiu que se seu distrito escolar começasse a usar Garamond (a tipografia com um traço mais fino) reduziria em 24% seu consumo de tinta, o que significa uns USD $21.000 ao ano.

Garamond

Devido ao sucesso do estudo no jornal Emerging Investigator, uma revista científica criada por estudantes de Harvard para adolescentes onde analisam as publicações com a rigorosidade da revisão por pares, o próximo desafio de Mirchandani foi realizar esta análise aplicada a todo o burocrático governo norte-americano.

O governo americano gasta ao redor de 1,8 bilhões de dólares anuais na impressão de documentos, e estimam que só em tinta de impressora o custo anual é de 467 milhões, motivo pelo qual Mirchandani concluiu que se o governo federal utilizar exclusivamente a fonte Garamond em seus documentos poderia reduzir em 30% as despesas com tinta, uns 136 milhões ao ano. Ademais, se governos estatais se unirem a medida, poderiam atingir uma economia de outros 234 milhões de dólares ao ano. Via | CNN

Supervulcões podem explodir a qualquer momento

Supervulcões podem entrar em erupção de forma espontânea, sem a necessidade de um gatilho externo, como um terremoto

O Supervulcão mais conhecido do mundo, Yellowstone


Explosões de supervulcões, como a que ocorreu em Wyoming há milhares de anos, podem mudar todo o clima da Terra. Yellowstone, nos EUA, é o principal exemplo de supervulcão no mundo.

De acordo com um experimento realizado no European Synchrotron Radiation Facility (ESRF), em Grenoble, na França, a diferença na densidade entre o magma e as rochas que cercam estes super-vulcões é o suficiente para criar uma enorme rachadura na crosta da Terra.

Supervulcões, ao contrário de vulcões comuns, não entram em erupção. Eles “explodem”, abrindo um buraco enorme na crosta da Terra. Anteriormente, pensava-se que os terremotos podiam estar relacionados com essas explosões.

Pesquisadores da ETH Zurich foram capazes de determinar a densidade do magma através de raios-X. Eles usaram a técnica mais recente de “produzir artificialmente magma sob diferentes condições de temperatura e pressão.” Pesquisadores ainda representaram a variação do teor de água no estado fundido do magma. A equipe então elaborou modelos matemáticos para explicar as condições em um supervulcão.

“Até agora, ninguém tinha medido a densidade do magma que está presente nas câmaras de magma de supervulcões”, disse um dos autores do estudo Wim Malfait.

Em um estudo separado sobre o mesmo assunto, pesquisadores da Universidade de Genebra concluíram que a flutuabilidade do magma é importante na explosão de um supervulcão.

Supervulcões têm grandes câmaras de magma e estão localizados em áreas onde o fluxo de calor do interior da Terra para a superfície é muito alto. Vulcões convencionais têm câmaras de magma rígidas, que racham sob pressão. Mas as condições em supervulcões fazem as câmaras de magma muito plásticas, o que significa que as câmaras continuam mudando suas formas com o fluxo de magma quente. É esta plasticidade que permite que esses monstruosos vulcões controlem a pressão, e é por isso que raramente eles explodem.

Esta é uma boa notícia para os habitantes da Terra, porque quando estes vulcões explodem, podem causar danos em larga escala e até mesmo alterar o clima do planeta.

Há cerca de 20 supervulcões conhecidos na Terra. Esses gigantes adormecidos raramente explodem: isso acontece uma vez a cada 100 mil anos mais ou menos. [NatureWorldNews][Scienceblux]

A Sony anuncia a chegada oficial do Xperia Z2 ao Brasil

Sony Xperia Z2 chega ao Brasil por R$ 2,5 mil e vem com pulseira inteligente de “brinde”

A
Sony anunciou hoje, a chegada oficial do Xperia Z2 ao Brasil. O aparelho, à prova d’água, será vendido por R$ 2,5 mil e terá incluso no pacote uma pulseira inteligente, chamada de Smart Band. O celular sai de fábrica com o Android 4.4.2 (KitKat) e terá tela de 5,2 polegadas com resolução Full HD (1920×1080) e, com sua câmera de 20.7 MP, grava vídeos em qualidade 4K, enquanto a lente frontal tem sensor de 2,2 MP, entre suas principais características.

Ele tem 3 GB de RAM, valor que é o maior do mercado igualado apenas pelo Galaxy Note 3, armazenamento em flash de 16 GB com slot para cartão microSD, processador Qualcomm Snapdragon 801, com quatro núcleos operando a 2,3 GHz, e bateria de 3000 mAh. O aparelho acessa a rede 4G, tem NFC, Bluetooth, Wi-Fi, GPS. Com o fone de ouvido adequado, o Z2 é capaz de isolar o som exterior e eliminar até 98% do barulho graças a uma tecnologia da empresa.

Como já dissemos, o aparelho será vendido em conjunto com a pulseira inteligente, que se vendida separadamente, custa R$ 399,00. O dispositivo, pareado com o smartphone, pode ajudar o usuário a monitorar atividades físicas e gerenciar atividades do dia a dia. Além disso, ele também avisa quando o usuário está esquecendo o celular, graças a um medidor de distância. [Techguru]
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 801 quad-core de 2,3 GHz
  • GPU: Adreno 330
  • Tela: IPS de 5,2″
  • Resolução: 1920×1080 pixels
  • Densidade de pixels: 423 ppi
  • Memória RAM: 3 GB
  • Armazenamento interno: 16 GB (expansível)
  • Conectividade: WiFi 802.11 a/b/g/n/ac + Bluetooth 4.0
  • Câmera traseira: 20,7 MP / câmera frontal: 2,2 MP
  • Bateria: 3.200 mAh
  • Dimensões: 7,3×14,6×0,82 cm
  • Peso: 163 g

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Super-humanos existem?

Pessoas que vivem em altas altitudes tem mais força respirando menos oxigênio

Hoje em dia, existem algo em torno de 7,2 bilhões de pessoas vivas, sendo que delas, cerca de 140 milhões vivem em uma altitude de 2.500 metros ou superior. E essas pessoas poderia muito bem ser de uma outra espécie. Isso porque, para a maioria dos seres humanos, a exposição prolongada à alta altitude leva a uma série de sintomas desagradáveis​​, como náuseas, doenças do coração, delírios e, em alguns casos mais severos, morte. Porém, com o tempo, se você começar a evoluir, pode acabar se tornando mais forte.

A população tibetana é um exemplo disso. Há mais de 2.750 anos, quando se separaram da China continental, decidiram viver nas montanhas. Lá, o ar é mais fino e contém 40% menos oxigênio do que o ar que respiramos a nível do mar. Claro, isso não significa que o Tibete seja uma espaço vazio inabitável e totalmente mortal para os seres humanos. Principalmente porque, depois de milênios, o organismo da população do Tibete está adaptado a essas condições, o que lhes confere altos níveis de resistência. 

Essa capacidade, que é uma habilidade incrível, é resultado de uma mutação no gene EPAS1, que normalmente passa a produzir mais glóbulos vermelhos quando o corpo é privado de oxigênio. Só que em tibetanos, esse gene não funciona bem assim. Ele cria um menor número de células em ambientes de baixo de oxigênio.

Também há pessoas no Quênia, da tribo Kalenjin, com essa habilidade. Seus antepassados ​​pertenciam às tribos do Nilo e viveram ao nível do mar há milhares e milhares de anos. Apenas recentemente o povo Kalenjin se mudou para sua localização atual, no Grande Vale do Rift – a aproximadamente 2.000 metros acima do nível do mar. Isso significa que, ao contrário dos tibetanos, cuja superpotência genética impede uma superpopulacão de células vermelhas do sangue, o corpo de um Kalenjin pode funcionar como se estivesse em constante adaptação à altitude mais elevada, produzindo uma quantidade enorme de células vermelhas do sangue. Quando eles descem a uma altitude mais baixa, mais próxima do nível do mar, o oxigênio extra pode muito bem se manifestar em seu atributo mais famoso: fôlego para corrida. Não é à toa que os quenianos estão sempre no pódio de competições como a São Silvestre!

Todo mundo fala sobre o sucesso insano de corredores quenianos em competições de longa distância, mas a verdade é que a maioria dos quenianos não têm melhor resistência do que o resto de nós. Os Kalenjin, que compõem algo em torno de um décimo da população do Quênia, são a razão para a reputação do país. Para você ter uma ideia, para cada 10 medalhas olímpicas que o Quênia ganhou em uma prova de corrida, sete estão nas mãos de uma pessoa da tribo Kalenjin. De todos os recordes mundiais de corredores quenianos, apenas um não foi realizado por um Kalenjin. Em toda a história registrada, enquanto apenas 17 americanos conseguiram correr uma maratona em menos de duas horas e 10 minutos, 32 Kalenjin já conquistaram esse feito. [Hypescience]

Como descobrir se seu parceiro está traindo?

Na próxima vez em que você estiver conversando com seu amor, ouça com atenção – você pode descobrir se ele está te traindo


Pesquisadores descobriram que pessoas podem dizer quem está traindo ou não apenas pelo tom de voz do “acusado”. Os cientistas pediram que 120 estudantes analisassem gravações de homens e mulheres e depois apostassem se as vozes eram, ou não, de gente que pulou a cerca.

As moças associaram as vozes graves de homens com traição, enquanto as vozes mais agudas foram consideradas culpadas pelos homens. 

Segundo os pesquisadores, o tom de voz é relacionado com a carga hormonal das pessoas, então, em teoria, quanto mais testosterona um homem tem, mais grave é sua voz e maior é a possibilidade de ele trair. O inverso acontece com as moças.

Teríamos evoluído com essa capacidade de perceber se uma pessoa pode trair ou não porque é melhor saber de imediato em quem podemos confiar para criar uma família. [LiveScience][Hypescience]

Samsung: Primeira TV 4K de tela curva chega ao Brasil, e será fabricada aqui!

Estes são os dois primeiros modelos, de outros dez que a Samsung pretende lançar no Brasil
até o fim do ano





A Samsung apresentou as primeiras TV’s com definição 4K Ultra HD e tela curva, a chegarem ao Brasil. Na verdade ela foi além, e os televisores serão fabricados aqui, na zona franca de Manaus, e entram no mercado ainda este mês! Os tamanhos são 65 e 78 polegadas e o preço é igualmente grande, partindo de 17,5 mil reais.

De acordo com a fabricante sul-coreana, além da parte estética, as telas curvas proporcionam um campo maior da visão e faz com que o telespectador tenha a sensação de que a tela é ainda maior. “É uma experiência de visão panorâmica com detalhes nítidos em todos os cantos da tela. A tela curva proporciona um campo de visão uniforme o que resulta na diminuição do cansaço visual”, diz a empresa em comunicado.

Os alto-falantes da TV foram desenvolvidos para ter a mesma qualidade das imagens 4K e estão distribuídos ao longo da curva e não perdem o detalhamento do som, que é refletido para o centro, onde se localiza o espectador.
“Um dos nossos objetivos é sempre criar TVs com design inovador, que sejam bonitas e encantem até quando estão desligadas”, afirma Silvio Stagni, vice-presidente da área de consumer electronics da Samsung Brasil.
Estes são ps dois primeiros modelos, de outros dez que a Samsung pretende lançar no Brasil até o fim do ano. O modelo de 65 polegadas custará 17.499 reais. A versão de 78 polegadas ainda não teve seu preço divulgado, mas nos EUA elas custam US$ 4.499 e US$ 7.999, respectivamente. [Techguru]

Farm na aldeia: coleção faz homenagem à estética indígena brasileira

A linha da grife carioca conta com peças com tecidos rústicos, transparências e grafismos que lembram pinturas corporais. Vem ver!
Direto da Amazônia (Foto: Divulgação)

A Farm viajou até a aldeia Pukanu, na Amazônia, pra criar a nova minicoleção que chega às lojas nesta quinta-feira (24.07). A linha completa conta com vestidos, blusas e shorts, tudo com tecidos rústicos, texturas, transparências pra mostrar a pele e grafismos que lembram as pinturas corporais dos índios. Além de sete peças especiais feitas em parceria com o Instituto Menire, uma ONG sem fins lucrativos destinada exclusivamente ao trabalho com as mulheres da etnia Kayapó da aldeia Pukanu e o apoio do Intituto Kabu, uma instituição 100% indígena.

“O étnico vem sendo uma forte inspiração pra moda e a gente quis criar esta minicoleção de uma forma genuína. Fizemos uma verdadeira imersão na cultura Kayapó, através da aldeia Pukanu, e o co-branding com o Instituo Menire foi essencial para produzirmos de forma socialmente correta”, explica a diretora criativa da Farm, Kátia Barros. Como uma forma de levar esta mensagem até o consumidor final, os produtos vêm com tags onde se lê a assinatura da índia responsável pela criação.

Os cliques da campanha mostram as modelos Angélica Erthal, Mayã, Janaina Nilson e Najla Branco, em Barra de Guaratiba, um paraíso natural do Rio de Janeiro. O styling foi de Pedro Sales, a beleza de Carol Ribeiro e as fotos de Raphael Lucena. Prepare-se pra vestir looks indígenas nos próximos dias... [Glamour]

Algumas peças da nova coleção que foram criadas em co-branding com os indígenas (Foto: Divulgação)

quinta-feira, 24 de julho de 2014

18 fatos inacreditáveis que parecem mentira, mas são reais

Os seres humanos são metade banana e o nariz nunca para de crescer. Parece loucura, mas esses fatos são 100% reais



1. O olho humano é tão sensível que, se a Terra fosse plana, poderia detectar uma vela no escuro a 32 km de distância. 

2. Se você remover todo o espaço vazio de dentro de cada átomo que compõem todos os seres humanos, toda a raça humana caberia no volume de um cubo de açúcar. A raça humana (ou os átomos que nos fazem) tem 99,9999999999999% de espaço vazio. Em teoria, se você remover todo esse espaço vazio, a humanidade poderia se encaixar no volume de um cubo de açúcar.

3. Uma em cada 200 pessoas vivas hoje é descendente de Genghis Khan. Como o governador de um dos maiores impérios da história, Genghis Khan fez um esforço sério para passar seus genes.

4. Uma de 10 fotografias já feitas na história da humanidade foram registradas nos últimos 12 meses. Estima-se que em 2014, os seres humanos tirarão 880 bilhões de fotos – a maioria selfies.

5. Seus vasos sanguíneos são longos o suficiente para circular a Terra mais de 4 vezes. Dentro do corpo humano estão mais de 160 mil km de vasos sanguíneos. O comprimento do Equador terrestre é de 40 mil quilômetros.

6. Há mais estrelas no nosso universo do que grãos de areia em todas as praias da Terra. Há cerca de 10 sextilhões de estrelas no universo observável – que é um 1 seguido de 22 zeros. Em todas as nossas praias, estima-se que existam cerca de 5 sextilhões de grãos de areia.

7. A Antártida é o maior deserto do mundo. Pode não parecer um deserto como o Saara, mas a Antártida recebe menos de dois centímetros de precipitação por ano. O Saara pode receber até 4 centímetros por ano.

8. Há mais conexões nervosas no cérebro do que há estrelas na nossa galáxia. O número de sinapses em um cérebro humano médio está na casa dos trilhões – cerca de 0,15 quatrilhões para ser exato. Com 100 bilhões de estrelas na Via Láctea, não é nem mesmo uma comparação justa.

9. Se você tiver 57 pessoas em uma sala, há uma probabilidade de 99% de que pelo menos duas delas compartilham um aniversário.

10. Há uma “floresta” em seu umbigo. Vivendo dentro do pequeno buraco do lado de fora de seu estômago está um ecossistema do tamanho de uma floresta tropical. Explorando 60 umbigos, os pesquisadores descobriram 2.368 espécies bacterianas, 1.458 das quais podem ser novas para a ciência.

11. Toda a população mundial de formigas pesa o mesmo que toda a população de seres humanos.

12. Uma calculadora moderna tem mais poder de processamento do que os computadores que colocaram o homem na Lua em 1969. E o iPhone 5 tem 240 mil vezes mais memória que uma nave espacial Voyager.

13. Os humanos compartilham 50% de seu DNA com bananas. Enquanto nós compartilhamos 95% do nosso DNA com os chimpanzés, também compartilhamos 50% com bananas. Voltando no tempo, nós dois emergimos da mesma árvore genealógica, a árvore da vida, e é por isso que compartilhamos características comuns.

14. Plânctons produzem 50% do oxigênio do mundo.

15. A cada minuto, 100 horas de vídeo são postadas no YouTube. Isso equivale a 144.000 horas de vídeo por dia. Como um ano tem 8760 horas, você gastaria mais de 16 anos para assistir aos vídeos postados num único dia.

16. Nariz e orelhas nunca param de crescer. O tecido cartilaginoso, que forma o nariz e as orelhas, não deixa de crescer nem mesmo quando o indivíduo torna-se adulto.

17. A American Airlines economizou 40 mil dólares em 1987 eliminando uma azeitona de cada salada servida na primeira classe.

18. Durante o tempo que você demora a ler esta frase 50 mil células do seu corpo morreram e foram substituídas por células mais novas.

Como, quando e onde surgiram os olhos azuis?

Todas as pessoas de olhos azuis são geneticamente relacionadas a uma única pessoa que viveu na região do Mar Negro há 8000 anos

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Copenhagen localizou uma única mutação que surgiu com que o misterioso fenômeno dos olhos azuis. E todas as pessoas de olhos azuis são geneticamente relacionadas a uma única pessoa que viveu na região do Mar Negro em algum momento entre 6.000 e 10.000 anos atrás.

A pesquisa foi publicada no Journal of Human Genetics. Uma mutação em um gene chamado OCA2 surgiu cerca de 8.000 anos atrás. Ela foi definitivamente rastreada até um ancestral do Mar Negro.

Dr. Hans Eiberg afirma que antes deste tempo, todos os seres humanos tinham olhos castanhos. “Uma mutação genética que afeta o gene OCA2 em nossos cromossomos resultou na criação de um” interruptor “, que literalmente “desligou” a capacidade de produzir olhos castanhos”, disse Hans.

Quando os povos de olhos azuis da Jordânia, Dinamarca e Turquia foram examinados, a diferença genética foi rastreada até a linhagem materna, de acordo com a equipe de Eiberg.

O pigmento da melanina marrom ainda é dominante. No entanto, após a última Era Glacial, os europeus desenvolveram essa mutação rara que os diferenciava do resto da raça humana.

Vale frisar que quase todos nós nascemos com olhos azuis por causa da quantidade de melanina que temos ao nascer. Bebês possuem pouca melanina, mas à medida que crescem a quantidade aumenta e os olhos escurecem. [Scienceblux]

A Terra vista de Marte

Como somos pequenos em relação ao Universo. A Terra é uma minúscula parte do gigantesco Universo
Isso não é um pixel morto no seu monitor, isso é a Terra





Nosso planeta é incrivelmente minúsculo visto no céu marciano. A foto foi registrada pela sonda Curiosity, da NASA, cerca de 80 minutos após o pôr do sol do 529º dia do ano marciano (31 de janeiro de 2014 para nós, terráqueos). 

A Terra estava a cerca de 160 milhões de quilômetros de Marte quando a sonda registrou a foto. 

Um observador humano com visão normal em Marte poderia facilmente ver a Terra e a Lua como dois brilhantes pontinhos brancos. 

A imagem foi processada para remover os raios cósmicos. [NASA]

Coisa de filme: Boeing cria smartphone que se autodestrói

Parece coisa de filme de ficção, no melhor estilo missão impossível, mas é a mais pura realidade!


O “Boeing Black”, desenvolvido pela Boeing (isso, a que faz aviões), é um smartphone Android focado em comunicações secretas e ultra segurança! Além de criptografar toda as ligações e mensagens, ele apaga automaticamente todos os seus dados e programas se alguém tenta abri-lo para mexer em suas peças. Será que este é à prova da NSA…?

Conhecida por seus belos aviões, a Boeing afirma que o produto está sendo feito para ajudar empresas e organizações a ter “um acesso confiável a dados para realizar suas missões”. O Boeing Black faz parte de uma nova leva de smartphones de alta segurança que estão chegando ao mercado. A Boeing já fornece redes de comunicação seguras para oficiais do governo norte-americano, inclusive o presidente.
Vale destacar que o Black não é voltado para o mercado consumidor, seu foco são governos, empresas e embaixadas. Seu preço e data ainda não foram divulgados.
Foram necessários três anos para desenvolvê-lo, e na sua criação foram utilizados conhecimentos de empresas de tecnologia e segurança recém-adquiridas pela Boeing.

O smartphone tem entrada para dois chips, o que permite alternar entre as redes de telecomunicação governamentais e as comerciais. Ele traz uma versão do sistema operacional Android, e uma série de programas de segurança criados pela própria Boeing.
“Nenhuma de suas peças pode ser trocada ou ajustada. Se alguém tentar fazer isso, o produto se autodestrói”, disse a companhia em documentos enviados à Comissão Federal de Comunicações, órgão equivalente à Anatel nos Estados Unidos.
Ele é fabricado e depois lacrado, tanto com uma cola muito forte como também parafusos que recebem uma proteção no topo para impedir que se mexa neles e que qualquer tentativa de abri-lo dispara funções que apagam os dados e os programas, o que o inutiliza.

De acordo com a empresa, o Black pode ser conectado a sensores de leitura biométrica e satélites, além de um painel de energia solar e uma bateria extra, para operar em lugares remotos. [Techguru]

quarta-feira, 23 de julho de 2014

A serpente-cirurgiã entra pela tua boca e vai até onde algo está errado

Cirurgia sempre foi sinônimo de cicatrizes. Não tem outro jeito; as operações exigem incisões, cortes invasivos que deixam marcas permanentes


O novo Flex System da Medrobotics quer mudar isso. O sistema, que tem a forma nada agradável de uma cobra, poderia reduzir o derramamento de sangue e acelerar a cicatrização em cirurgias, realizando procedimentos através de uma conveniente (porém inquietante) alternativa: um orifício natural, como a boca.

Durante o procedimento, o cirurgião fica próximo do paciente e em frente a um console de vídeo, alternando entre dirigir o robô com um joystick e manualmente operar os instrumentos através de sua ponta. 

Como o robô é uma serpente, é capaz de se curvar e rastejar ao redor de tecidos e órgãos, tornando-se mais versátil do que uma laparoscopia, que muitas vezes requer múltiplas punções para inserir uma câmera e ferramentas.

Como funciona

Um cirurgião gerencia o Flex System no corpo do paciente com um controlador tátil, usando diferentes graus de resistência. A “serpente-cirurgiã”, capaz de seguir curvas anatômicas de quase 180 graus, possui uma câmera de vídeo de alta definição rodeada por seis LEDs na ponta da cabeça. O que a cobra vê, o médico também vê. Em cada extremidade da serpente, ferramentas para a agarrar e cortar o tecido podem ser inseridas.

Esse é o primeiro aparelho de endoscopia cirúrgica com habilidades que lhe permitem chegar a lugares que outros instrumentos retos simplesmente não conseguem. O sistema permite aos médicos operar através de caminhos tortuosos não lineares, por um acesso único no corpo.

A tecnologia por trás do Flex System foi desenvolvida originalmente na Universidade Carnegie Mellon (EUA) e avançado depois pela Farm, uma empresa de desenvolvimento de dispositivos médicos.

A cobra robótica já recebeu aprovação e está disponibilizada para cirurgiões europeus. A empresa responsável pelo sistema também já pediu aprovação para utilizar o robô em procedimentos de cabeça e pescoço nos EUA, tais como a remoção de tumores de garganta. Pelo que tudo indica, a serpente-cirurgiã pode em breve revolucionar a medicina. [POPSCI, MedGadget][Hypescience]

Gente bonita é mais malvada – e gente malvada ganha mais dinheiro

E tudo indica que elas, em geral, tendam mesmo a se dar muito bem — mesmo sendo chatas desse jeito


Dica de amigo pesquisador: repense o seu companheiro ideal. A gente gosta de pessoas bonitas, mas, apesar de serem agradáveis aos olhos e causarem orgulhinho na hora de andar de mãos dadas na rua, elas podem fazer da sua vida um inferno – porque, segundo um estudo das universidades de Edimburgo (Escócia), Barcelona e Madrid (Espanha), pessoas com rostos mais simétricos (que, estudos apontam, tendem a ser consideradas mais bonitas) são mais egoístas e têm menos escrúpulos na hora de passar por cima dos outros para se darem bem. 

Em jogos propostos na fase de testes, voluntários tinham a opção de cooperar com os outros jogadores (e arriscar empates) ou passar a perna em todo mundo (e sair ganhando). E qual foi o resultado? “Como as pessoas com rostos simétricos tendem a ser mais saudáveis e atraentes, são também mais autossuficientes e menos dispostas a cooperar com os outros ou procurar a ajuda alheia”, explicam os pesquisadores. Basicamente, elas não precisam ser legais, porque conseguem o que querem sozinhas – ou então ganham as coisas de bandeja, por serem tão bonitas. 

E tudo indica que elas, em geral, tendam mesmo a se dar muito bem — mesmo sendo chatas desse jeito. Em um outro estudo, das universidades de Notre Dame e Cornell (EUA) e Western Ontário (Canadá), os participantes do sexo masculino (que, apesar de não serem necessariamente bonitos, eram tão malas quanto os simétricos de que falamos há pouco) que cooperavam menos e eram menos queridos pelos colegas de trabalho ganhavam 18% mais dinheiro anualmente do que os bacanões do escritório. Entre as mulheres, a diferença foi mais modesta, mas ainda assim significativa: as chatonas ganhavam 5% mais por ano.

Será que, de tudo isso, dá pra concluir que gente bonita, além de ser bonita, ainda tem mais dinheiro, então? Opa, sendo assim, talvez até valha a pena aguentar o egoísmo. [super.abril]

10 fatos absolutamente fantásticos sobre seu esqueleto

O sistema esquelético de um adulto é composto por 206 ossos, 32 dentes e uma rede de outras estruturas que conectam os ossos


Este sistema realiza uma série de funções vitais, tais como dar ao corpo a sua forma, ajudar com movimentos corporais e produzir novas células sanguíneas.

Aqui estão 10 fatos surpreendentes sobre o sistema esquelético.

10. Os bebês têm mais ossos do que os adultos

Os adultos têm 206 ossos em seus corpos, mas o mesmo não é verdade para crianças.

O esqueleto de um bebê recém-nascido tem cerca de 300 componentes diferentes, que são uma mistura de ossos e cartilagens. A cartilagem eventualmente se solidifica em osso em um processo chamado ossificação - por exemplo, os joelhos de recém-nascidos começam como cartilagem e se tornam ossos em poucos anos.

Ao longo do tempo, os ossos "extras" se fundem para formar ossos maiores, reduzindo o número total de ossos para 206.

09. Mãos e pés contém mais da metade dos ossos do corpo

Ossos existem em diversas formas e tamanhos, e não estão uniformemente distribuídos por todo o corpo - algumas áreas têm muito mais ossos do que os outras, como as mãos e os pés.
Cada mão tem 27 ossos, e cada pé tem 26, o que significa que duas mãos e dois pés juntos têm 106 ossos.

08. Algumas pessoas têm uma costela extra

A maioria dos adultos tem 24 costelas (12 pares), mas cerca de 1 em cada 500 pessoas tem uma costela extra, chamada de costela cervical. Esta costela, que cresce a partir da base do pescoço, logo acima da clavícula, nem sempre é completamente formada - é às vezes apenas uma mecha fina de fibras de tecido.

Independentemente da sua forma, a costela extra pode causar problemas de saúde ao comprimir os vasos sanguíneos próximos ou nervos. Isso resulta em uma condição conhecida como síndrome do desfiladeiro torácico, que é marcado por dor no ombro ou no pescoço, perda de sensibilidade nos membros, coágulos sanguíneos e outros problemas.

07. Cada osso está ligado a outro osso - com uma exceção

O hióide é um osso em forma de ferradura na garganta, situado entre o queixo e a cartilagem tireóide. É também o único osso do corpo humano que não está ligado a outro osso.

06. Os antigos egípcios desenvolveram a primeira prótese óssea funcional

Próteses são dispositivos artificiais que tomam o lugar de partes do corpo faltantes ou feridas.
Cerca de 3.000 anos atrás, os antigos egípcios desenvolveram a primeira prótese funcional: um dedão artificial. Em 2011, os pesquisadores mostraram que os egípcios com os dedos falsos nos pés podiam caminhar mais facilmente com sandálias do que os que estavam sem dedões, mas não tinham próteses.

05. A espécie humana têm lidado com tumores ósseos por 120 mil anos

Os ossos são feitos de células vivas e ativas. E como as outras células do seu corpo, as células de seus ossos são suscetíveis a tumores benignos e até mesmo câncer. Mas isso não é novidade: os seres humanos modernos e seus parentes têm lidado com tumores por milhares de anos.

Em 2013, os cientistas descobriram um tumor em um osso de costela Neanderthal que remonta a 120.000 anos. É o mais antigo tumor humano já descoberto.

04. Animais com esqueletos ósseos internos são minoria

O sistema esquelético ósseo em humanos está escondido sob camadas de pele e músculos. O mesmo é verdadeiro para outros vertebrados, incluindo anfíbios, aves, répteis e peixes. Mas vertebrados representam apenas 2% das espécies animais do planeta - os outros 98% são invertebrados, incluindo insetos, aracnídeos e moluscos.

03. Tubarões perdem milhares de dentes em suas vidas

Os dentes não são contados como ossos, mas eles são considerados parte do sistema esquelético. A maioria das pessoas têm 52 dentes na vida - 20 dentes "bebês" que caem durante a infância e 32 dentes permanentes que crescem em seguida.

Tubarões, por outro lado, têm dentes serrilhados na frente e várias fileiras de dentes substitutos, que constantemente se deslocam para a frente conforme os dentes da frente caem. Os dentes são substituídos em média 1 vez a cada 8 ou 10 dias, de acordo com a Sociedade de Educação Marinha da Australia, uma organização que busca melhorar a compreensão dos ambientes marinhos. Esta alta taxa de substituição significa que alguns tubarões têm cerca de 30.000 dentes em toda a vida.

02. Ossos não são as substâncias mais duras do corpo

Os ossos são fortes e rígidos, e construídos para suportar uma grande quantidade de força - eles são até mais fortes do que o aço. Mas, surpreendentemente, eles não são a substância mais dura do corpo.
Esse título vai para uma outra parte do sistema esquelético: o esmalte dos dentes. Esta substância protege a coroa de dentes e deve a sua resistência à sua elevada concentração de sais minerais (cálcio, em particular), de acordo com o National Institutes of Health.

01. As pessoas não controlam diretamente seus ossos

Uma das fantasias mais tradicionais de festas de Halloween ou personagens de filmes de terror é o esqueleto ambulante. Claro que tal criatura é pura ficção, pois não tem cérebro ou sistema nervoso para controlar seus movimentos. Mas mesmo se tivesse, o monstro morto-vivo ainda seria incapaz de andar por aí.
Quando as pessoas movem seus braços, pernas ou qualquer outra parte do seu corpo, elas não movem diretamente os ossos, e sim os músculos, que estão ligados aos ossos. [LiveScience]

1º smartphone antiespionagem começa a chegar aos consumidores

Consumidores que encomendaram seus Blackphones no começo do ano começaram a receber seus dispositivos

(Foto: Divulgação)





Segundo a PEC Tecnologies, empresa responsável pelo desenvolvimento e construção do produto, o primeiro lote de celulares já está sendo entregue.

O aparelho roda uma versão modificada do Android chamada PrivatOS e promete total privacidade ao usuário. À venda por US$ 629, ele tem tela de 4,7 polegadas, processador quad-core de 2 GHz, câmera traseira de 8 MP e frontal de 5 MP, 16 GB de memória interna e 1GB de memória RAM. Seu sistema blindado possibilita a realização de chamadas de voz e vídeo criptografadas, navegação na web anônima e armazenamento dos arquivos em uma nuvem privada.

O smartphone foi lançado oficialmente no Mobile World Congress no início do ano. Nos meses seguintes, a quantidade de produtos disponibilizados para pré-venda se esgotou. Quem estiver interessado em adquirir um Blackphone deve esperar até 14 de julho, quando as vendas serão reabertas.

A novidade agora é que consumidores de outros países poderão encomendar seus celulares, graças a parcerias com empresas de transporte internacionais. [olhardigital]

Impávido Colosso: Camaro no Brasil é um dos mais caros do mundo

Com preço a partir de 213.490 reais, o Chevrolet Camaro do Brasil é um dos mais caros do mundo


Seu valor é quatro vezes maior que o praticado nos Estados Unidos. Os preços se referem ao modelo 0km de entrada em cada país ou, como é o caso de Brasil e Rússia, o único modelo disponível. Fontes: Chevrolet, Chevrolet Brasil, Chevrolet Chile, Chevrolet Itália, Chevrolet Reino Unido,Chevrolet Japão, Chevrolet China e Chevrolet Rússia

Os dados foram obtidos no dia 15 de janeiro de 2014. Foi usado dólar a 2,35 reais. [Impávido Colosso]

terça-feira, 22 de julho de 2014

Dani Calabresa coloca fim ao dilema do delineado perfeito!

Você treme, borra e se desespera ao fazer o famoso olho gatinho? Então aperte o play e divirta-se com o vídeo que a Dani gravou pra apresentar a novidade da Benefit
Dani Calabresa mostra como não errar o delineado (Foto: Reprodução/Youtube)



Vamos combinar que a hora do delineador é a mais complicada e temida no processo da maquiagem, né? Algumas com mais prática, outras nem tanto...basta um dedinho torto e tudo vai por água abaixo. Pensando nisso, a Benefit Cosmetics lançou um produtinho de pirar: o delineador em gel They're Real! Push-up Liner, que será lançado na próxima sexta-feira (27.06) no mundo todo (preço no Brasil: R$ 120).

E o que a Dani Calabresa tem a ver com tudo isso? Neste vídeo divertidíssimo, ela usa seu bom-humor pra enfrentar o dilema do delineador. Pra isso, ela decide fazer algo diferente: virar blogueira. Mas, ao contrário do que muitos pensam, essa não é uma tarefa fácil. Então, após algumas tentativas, ela pede a ajuda de um profissional pra conseguir fazer o “make do dia” e acaba desmascarada pelas câmeras. 

Pra não perder totalmente a credibilidade, ela garante que irá fazer a parte mais difícil sozinha: passar o delineador. E, com o novo produto da Benefit, they’re real! push-up liner isso se torna, realmente, possível. Quer ver? Aperte o play no vídeo abaixo!

[Glamour]

Cabelo na comida é anti-higiênico ou é só nojento?

Encontrar um cabelo em seu prato de comida é, sem dúvida, muito nojento e potencialmente um grande auxiliar da sua dieta

Só que não é uma grande ameaça para a saúde. Tanto que órgãos como a Administração de Drogas e Alimentos (FDA, na sigla em inglês) americana não coloca um limite de quantidade de cabelo que pode ser encontrado na comida nas diretrizes do seu código alimentar. A FDA diz nunca ter recebido nenhum relato de pessoas ficando doentes por ingerir cabelo humano.

De acordo com a dermatologista Maria Colavincenzo, da Universidade Northwestern (EUA), o cabelo é feito de uma proteína chamada queratina, que é quimicamente inativa e não causa quaisquer problemas se digerida.

É possível que a bactéria estafilococos, que pode causar problemas de estômago levando a um caso de diarreia, pegue uma carona em um fio de cabelo, mas isso é muito improvável. “A pequena quantidade de estafilococos que pode se esconder em um ou dois fios de cabelo não é suficiente para levar a problemas gastrointestinais”, diz a especialista.

O único cenário real em que o cabelo seria uma verdadeira ameaça é se alguém comesse muito – tipo o tanto que há na nossa cabeça. Grandes quantidades do material pode fazer para a nossa digestão o que faz para o ralo do chuveiro. Longos tufos de cabelo podem formar tricobezoares (massas sólidas não digeríveis) no estômago, causando dor abdominal e outros sintomas.

Aliás, a chocante verdade é que você pode ter comido cabelo hoje. Muitos fabricantes de alimentos usam L-cisteína, um aminoácido da queratina, para estabilizar seus produtos e “ativar” as papilas gustativas que detectam sabores salgados (em pães, por exemplo, é comum seu uso – o McDonald’s é um dos adeptos).

Apesar de algumas empresas usarem L-cisteína sintética ou extraída a partir de penas de pato, outras a derivam de cabelo humano. Esse processo é higiênico, já que os fabricantes fervem o fio de cabelo em ácido clorídrico para extrair a substância.

E, apesar de ser nojento, o cabelo é uma das coisas menos nojentas que você pode encontrar na sua comida – o FDA também acha OK ter até duas larvas por lata de molho de tomate, e diversos outros aditivos no mínimo questionáveis são usados para fabricar produtos que comemos diariamente. [POPSCI][Hypescience]

Polêmica! Marca cria camiseta com frase “Acorde-me quando eu estiver magra”

As peças, feitas especialmente pra gestantes, tem dado o que falar nas redes sociais e até já saíram de circulação
A camiseta da frase “Acorde-me quando eu estiver magrinha” (Foto: divulgação)

Enquanto algumas marcas estão cada vez mais procurando inovar na moda pra grávidas, uma etiqueta norte-americana entrou no maior bafafá com camisetas que, inicialmente, foram feitas com a intenção de serem fofas. A Pea in a pod, especializada em moda pra gestante, lançou duas peças com as frases "Acorde-me quando eu estiver magra" e ”Sinto falta da minha cinturinha”

Óbvio que as peças deram muito o que falar. Tanto que até a franquia australiana da marca se posicionou contra, em nota oficial nas redes sociais: “Nós da Pea in a Pod australiana não temos nada a ver com esse projeto insensível! Enquanto a moda já é encarada como uma forma de arte você não poderia nos pagar por algo tão brega como essas camisetas. Orgulhem-se de suas barrigas grandes ou pequenas, mamães. Nosso amor por vocês e suas crianças. Da Pea in a Pod Austrália”!

O pronunciamento feito pela empresa
australiana (Foto: facebook)
O comunicado gerou ainda mais polêmica, quando os seguidores da marca também mostraram sua opinião: “Quem vestiria uma camiseta como esta? Eu prefiro estar grávida todos os dias a ser magra!” e "Que tal uma camiseta com a frase 'Eu gerei um outro ser humano?'” foram alguns dos comentários negativos. 

Algumas pessoas até tentaram defender a causa dizendo: "Eu gosto do top e até vestiria. Se você não gosta, não compre, simples assim. Eu sou mãe e simplesmente odiei ficar grávida. A camiseta é uma piada. Talvez vocês é que sejam insensíveis com as mulheres que não querem ficar gordas” e "Vão aprender a ter senso de humor, gente chata"

 Após toda a confusão, a camiseta com a frase “Acorde-me quando eu estiver magrinha” saiu de circulação e não será mais vendida, anunciou a marca. Mesmo assim grupos feministas no mundo inteiro já estão se posicionando contra o assunto. E você, o que acha dessa confusão? [Glamour]

Próxima parada: Marte

Em 1969, o ser humano marcou o início de grandes descobertas com a ida do homem à Lua
Agora, 45 anos depois, a tecnologia evoluiu, e os tempos mudaram. O segundo grande passo da exploração espacial está por vir. Atenção leitores, próxima parada, Marte.

O Planeta Vermelho, com seu ambiente hostil e inóspito, deve receber os primeiros colonos em meados de 2020 por meio da Mars One. Todavia, a primeira visita tripulada deverá acontecer antes, daqui a quatro anos. Conheça o Inspiration Mars, iniciativa que pretende colocar o homem em Marte em 2018.

Em 2018, a Terra e Marte estarão alinhados, encurtando assim o tempo de viagem. Além disso, a radiação recebida por eles será o máximo que um ser humano pode aguentar. Se a viagem fosse com os planetas desalinhados, os astronautas não iriam resistir tanto tempo desprotegidos, pois ficariam mais tempo expostos.

A NASA irá auxiliar, mas somente na área de consultoria técnica, ou seja, não entrará na parte ”prática”. O foguete e a cápsula usadas serão doadas pela Space X, empresa privada que fez um voo para a ISS (Estação Espacial Internacional) em uma velocidade de 17.500 km/h.

A cápsula será ”ecologicamente correta”, reciclando urina, água e oxigênio.

Os idealizadores da missão também prevêem algo inusitado. O casal que irá fazer a viagem deverão os primeiros seres humanos à fazerem sexo no espaço!


Os astronautas farão uma volta no planeta, e aí mora o perigo, se as curvas forem fechadas demais eles adentrarão na atmosfera do planeta, e se for muito aberta se perderão no espeço, ou seja as curvas terão de sair perfeitas.

“Nossa missão será a nova Apollo 8″, diz Clark, se referindo à primeira missão tripulada a sobrevoar a Lua, em 1968. Se a ida a Marte der certo, irá encantar a humanidade – e poderá marcar o começo de uma nova era de exploração do Cosmos. “Eu vou ficar bem mais pobre depois dessa missão. Mas os meus netos vão ficar mais ricos. De inspiração”, diz Tito idealizador e custeador da missão. [Neil Newton, Super Interessante[Scienceblux]