quarta-feira, 26 de junho de 2013

Site lista 10 maravilhas do planeta que estão em perigo

O site Lonely Planet listou os 10 patrimônios mundiais da UNESCO que mais estão em perigo

Quando a UNESCO inclui locais em sua lista de Patrimônios Mundiais é uma forma de lhes dar uma importância ainda maior ao tentar voltar os olhos do mundo para a preservação destes pontos. Mas nem sempre esta lista é, de fato, sinônimo de cuidado. 

Muitos pontos encontram-se ameaçados pela natureza, pelo descaso e pelo impacto do turismo. 

1. Grande Muralha da China, China
O local foi construído ao longo de mais de 2 mil anos para proteger o povo e a cultura locais. A Grande Muralha da China suportou a passagem do tempo e as investidas de numerosos inimigos, mas hoje a região está ameaçada pelos milhões de visitantes que recebe a cada ano, além de sofrer erosão, desgaste e falta de cuidado.
 2. Pirâmides de Gizé, Egito
Cartão-postal mais famoso do Egito, as Pirâmides de Gizé foram rodeadas pela cidade do Cairo ao longo dos anos. Poluição, construções e vandalismo são algumas das ameaças que põem em risco a integridade da única das Sete Maravilhas originais que ainda existe no mundo.
 3. Reserva da Biosfera de Rio Platano, Honduras
Situada no litoral de Honduras, a Reserva da Biosfera de Rio Platano tem paisagens montanhosas com ladeiras que se encontram com as águas do Caribe e onde vivem dezenas de espécies de mamíferos e mais de 400 espécies de pássaros. A reserva também possui vestígios de culturas nativas com um importante sítio arqueológico Maia e a presença de mais de 2 mil habitantes indígenas. Deflorestação ilegal, caça de animais selvagens e descaso com a preservação ameaçam atualmente as belezas naturais do local.
 4. Cidade Velha de Jerusalém, Israel
Pouco tempo após ter sido inscrita no Patrimônio Mundial da UNESCO, em 1981, a Cidade Velha de Jerusalém passou para a lista de pontos turísticos em perigo. Considerada como uma cidade sagrada para três religiões, Jerusalém tem mais de 200 monumentos em sua região mais antiga, que está ameaçada pelo grande número de visitantes e pela falta de manutenção.

5. Everglades, Estados Unidos
 

O Parque Nacional de Everglades é uma das principais reservas naturais dos Estados Unidos, localizado no sul da Flórida, e tem um importante ecossistema de mangues e pântanos, que contam com a presença de jacarés, peixes-boi e numerosas espécies de pássaros. O parque, que já perdeu cerca de um quarto de seus mangues originais, encontra-se ameaçado por projetos hidrológicos que alteraram o fluxo das águas, causando sérios problemas ecológicos.

 6. Petra, Jordânia
Situada entre o Mar Vermelho e o Mar Morto, a antiga cidade de Petra é uma maravilha arqueológica do Oriente médio com impressionantes monumentos e construções feitos há mais de 2 mil anos na rocha das montanhas da região. O incrível crescimento no turismo, que passou de 65 mil visitantes em 1986 para cerca de 1 milhão em 2010, é uma das principais ameaças que colocam o local em risco.
 7. Galápagos, Equador
A cerca de mil quilômetros do litoral continental do Equador, as ilhas Galápagos estão entre os destinos mais procurados do planeta com biodiversidade única e paisagens vulcânicas que criam cenários incríveis. Completam o ambiente espécies como iguanas marinhas e tartarugas gigantes. Mas a presença dos numerosos turistas que viajam desordenadamente para o arquipélago já causaram o sumiço de cerca de 5% das espécies endêmicas das Galápagos.
 8. Angkor, Camboja
Antiga capital do império Khmer, o local está a cinco quilômetros da cidade de Siam Raep, no Camboja. O templo de Angkor é uma das maiores maravilhas arqueológicas do planeta. Hoje tomado pela vegetação, o local mostra os vestígios de templos e residências onde viviam mais de 20 mil pessoas. Entre os anos 1980 e os dias de hoje, o número de visitantes passou de zero a vários milhões, causando erosão e desgaste em diferentes monumentos.
 9. Grande Barreira de Coral, Austrália
Situada no litoral nordeste da Austrália, a Grande Barreira de Coral é o maior sistema marinho do planeta, formado por ilhas coralinas, belas praias e muitos lugares estonteantes para mergulhar e curtir a natureza. Hoje, a Grande Barreira está cada vez mais ameaçada pelo rápido desenvolvimento da costa, onde estão sendo construídas plantas de gás natural, além do problema causado pelo aquecimento das águas, fator que já destruiu 50% dos corais em menos de três décadas.
 10. Machu Picchu, Peru
Desde seu redescobrimento no século passado, o sítio arqueológico de Machu Picchu se transformou em um dos pontos turísticos mais visitados do planeta. Mas nem sua localização remota, no coração dos Andes peruanos, nem o alto preço que se paga em passagens, hospedagens e ingressos para chegar protegeram Machu Picchu dos danos decorrentes de sua popularidade. Forte erosão coloca o local em risco devido aos deslizamentos de terra. [Vida e Estilo.Terra]

Nenhum comentário:

Postar um comentário