terça-feira, 25 de junho de 2013

Gente rica é mais propensa a roubar doce de criança

Olha que sacanas

Um estudo das universidades da Califórnia (EUA) e de Toronto (Canadá), do qual participaram mais de mil voluntários, constatou que as pessoas endinheiradas tendem a mentir, trapacear, passar a perna nos colegas de trabalho, fazer barbeiragens no trânsito e, sim, roubar doces de crianças com mais frequência do que os pobres.

Em um dos experimentos da pesquisa, por exemplo, os mais ricos pegaram duas vezes mais doces do que os mais pobres de um pote que, todos sabiam, era para as crianças. Em outro, quase metade dos motoristas de carros caros ignoraram pedestres que esperavam para atravessar na faixa — nenhum dos que dirigiam carros velhos fez o mesmo.

A explicação que os pesquisadores propõem é que os indivíduos de classes superiores, além de serem mais focados no benefício próprio e mais gananciosos (e talvez por isso tenham enchido o bolso), tendem a achar que estão acima de certas leis e normais sociais porque a posição financeira lhes garante independência, privacidade e maior possibilidade de defesa (eles podem facilmente contratar um advogado) caso sejam pegos fazendo o que não devem.
Crédito da foto: flickr.com/loungerie [Superinteressante/Thiago Perin]

Nenhum comentário:

Postar um comentário