sexta-feira, 21 de junho de 2013

Antibióticos podem diminuir traições masculinas

Homem é bicho bobo mesmo. Basta ver uma mulher bonita para esbanjar simpatia e sorrisos – e até arriscar um pouco a própria vida

Se até a vida eles colocam em risco, imaginem os relacionamentos. Mas os cientistas descobriram um jeitinho que pode diminuir os efeitos da "maldição da beleza feminina" sobre os homens: uma boa dose de antibiótico com minociclina (usado para tratar acne).

Sim, eles dizem que a minociclina pode fazer com que os homens parem de considerar a beleza das mulheres na hora de tomar decisões. Em um teste, os cientistas deram a 98 voluntários pílulas placebo ou antibióticos de verdade, com minociclina. Depois de quatro dias de tratamento, todos receberam 13 dólares (26 reais) e fotos de 8 mulheres. Tinham de escolher se dividiriam ou não o dinheiro com elas – e quanto dariam a cada uma. Também foram informados que a mulher receberia o triplo do dinheiro doado e optaria por dividir ou não o lucro com eles.

Nenhuma delas dividiu o dinheiro. Mas, como era de se esperar, as mais bonitonas (os participantes elegeram quem eram elas) receberam um voto maior de confiança – e ganharam mais dinheiro. Só que isso aconteceu apenas entre os homens que haviam tomado pílulas de açúcar. No grupo dos que tomaram antibiótico com minociclina, a beleza não influenciou: as menos bonitinhas recebiam tanto dinheiro quanto as beldades.

Segundo a pesquisa, o cérebro pode sofrer influências de pequenas inflamações na hora de fazer escolhas ou mudar seu humor. Mas a minociclina acaba com essas inflamações. Aí as tomadas de decisões passam a ser mais racionais do que emocionais.

Se for mesmo certo o resultado, a minociclina pode ajudar os homens a pensarem com a cabeça certa – e diminuir essa mania de trair seus amores. [Super.Abril/Carol Castro]

Nenhum comentário:

Postar um comentário