quinta-feira, 27 de junho de 2013

Por que a gestação de humanos dura nove meses?

Sessão Vale Reprise
Matéria originalmente publicada em 25 de outubro de 2012

Filhotes de outros animais já nascem independentes, mas os seres humanos precisariam de 21 meses de gravidez para que isso acontecesse


(Fonte da imagem: Reprodução/Mundodastribos) 

Uma das diferenças entre os bebês humanos e os de outros animais é o fato de que as pequenas crianças necessitam de cuidados contínuos por um longo período de tempo. E a ciência já sabe que isso é o resultado de uma gestação curta, o que resulta em um cérebro “incompleto”. 

Para que os bebês humanos nascessem independentes como os outros animais, seria necessário que a mãe suportasse uma gestação de 18 a 21 meses — o que realmente não é possível. 

Até pouco tempo atrás, pensava-se que o tamanho da bacia interferia no tempo de gravidez. Ou seja, a estrutura do corpo da mulher não poderia sustentar uma gestação tão grande, pois o corpo dela não conseguiria abrigar um bebê muito grande. 

Contudo, uma nova pesquisa realizada por estudiosos da Universidade de Rhode Island está mudando essa teoria... 

Bebês maiores “custam caro” para a mãe 

Em primeiro lugar, foi observado que a bacia da mulher se desenvolveu para se adaptar ao tamanho dos fetos em desenvolvimento. Dessa maneira, ela poderia andar e continuar com as suas atividades normalmente — ou seja, a estrutura dos ossos não interfere na gestação como se pensava. 

O fator mais importante que impede uma gravidez longa é o consumo de calorias pelo bebê. Depois de nove meses de gestação, a criança começaria a consumir uma quantidade de “energia” muito grande, de modo que a mãe não conseguiria sustentar os dois corpos. 

Dessa forma, o desenvolvimento do feto precisa ser barrado ou ele e a mãe acabariam morrendo por falta de nutrientes. Portanto, a solução arranjada pela “natureza” é o desenvolvimento fora do organismo da mulher, sustentado pelo metabolismo da criança. 

No entanto, essa hipótese ainda está sendo estudada para ser realmente comprovada perante a comunidade científica. [Scientific American] [Rafael Gazzarrini][ Tecmundo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário