sexta-feira, 28 de junho de 2013

Reacender um romance rompido é uma péssima ideia

Sessão Vale Reprise
Matéria originalmente publicada em 26 de outubro de 2012

Ciência diz não às recaídas! Pesquisadores afirmam que relacionamentos cíclicos podem ser prejudiciais à saúde psicológica dos envolvidos

Âmbar Vennum, professor assistente de Estudos da Família na Kansas State University, está estudando casais com relações cíclicas - termo usado para casais que rompem o relacionamento e em seguida voltam a ficar juntos. O objetivo do estudo é saber como isso afeta o relacionamento.

"Tem havido pouca pesquisa sobre esse assunto, mas acontece que as relações cíclicas são bastante comuns", disse Vennum. "Cerca de 40% dos jovens americanos em idade universitária estão atualmente em um relacionamento onde eles se separaram e voltaram atrás. Isso é chocante, especialmente quando você leva em conta as consequências de um relacionamento cíclico".

A equipe estudou as estratégias utilizadas pelos casais para o rompimento e suas razões para voltarem atrás. Os pesquisadores descobriram que alguns casais disseram que voltaram porque acreditavam que seu parceiro havia mudado para melhor - mas os resultados indicaram o contrário.

"A maioria dos casais tende a ser ambíguo sobre o fim do relacionamento", disse Vennum. "Por isso, não fica claro porque se separaram e o que os levou a continuar o relacionamento. Em outros casos, o rompimento foi unilateral e uma pessoa persegue a outra até eles voltarem".

Vennum também analisou o efeito de ciclicidade antes e depois do casamento. Ele descobriu que casais cíclicos durante o namoro tendem a ser cíclicos depois de casados. Além disso, esses casais são mais propensos a experimentar uma separação experimental durante os três primeiros anos de casamento.

Vennum está atualmente preparando suas descobertas para publicação. Ele também tem conselhos para os casais que romperam: Se quiserem voltar a ficar juntos, certifiquem-se que a decisão foi cuidadosamente considerada e ambos têm intenção de envidar esforços para que o rompimento não volte a acontecer. Caso contrário, voltar não é uma boa ideia. 
Fonte: http://medicalxpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário