terça-feira, 29 de abril de 2014

MENTIR É FEIO: Vejam como a Petrobras engana o país em campanha publicitária

Petrobras engana o país em campanha de propaganda. Existe Conar para quê?

Abaixo, o comercial que a Petrobras está veiculando para manipular a opinião pública, afirmando que é uma empresa eficiente. Além do dinheiro que o Brasil está perdendo com a corrupção dentro da estatal, agora também paga propaganda enganosa.


Vejam o gráfico abaixo, que é mostrado aos 13 segundos do filme. Comentamos abaixo dele.


O gráfico sugere que houve ou um crescimento espantoso. Na verdade, o crescimento foi de 2,37% ao ano. Isso é propaganda? (Foto: Reprodução Coturno Noturno)

Observem que em 2002 a Petrobras refinou 1.641.000 barris de petróleo. Em 2013, alcançou a produção de 2.124.000 barris. O crescimento é de 29,4% em 11 anos. Uma média ridícula de 2,37% ao ano.

No entanto, observem a escala do gráfico. Quem olha 2002 e compara com 2013 pensa que o crescimento foi estrondoso. Observem, também, o tamanho dos números. Eles vão aumentando, para iludir o telespectador a respeito do crescimento.

Um truque sujo, próprio de uma empresa corrupta, suspeita nas suas ações, investigada por uma série de maracutaias que não param de surgir. Vejam, abaixo, o que seria um gráfico real.

A realidade do crescimento da Petrobras não é tão atraente (Gráfico: Coturno Noturno)

Esta é a escala correta. Este é o gráfico que mostra o crescimento real do refino de petróleo desenvolvido pela Petrobrás. O que está no filme é propaganda enganosa e mentirosa. [Ricardo Setti]

Nenhum comentário:

Postar um comentário