quarta-feira, 25 de julho de 2012

A Europa da Indústria do Superluxo

Essa Europa não tem crise nenhuma

O Louis moinet magistralis é, sem dúvida, um relógio de outro mundo. Dentro de sua caixa de ouro 18 quilates há um pedaço de um meteorito lunar de 2.000 anos. Possui calendário perpétuo, cronógrafo e custa U$ 860.000,00 (pouco mais de R$ 1,7 milhões)

A Europa mostra que, apesar de meses de recessão e da crise da dívida soberana, os consumidores ricos, principalmente de países emergentes, voltaram a gastar com artigos de luxo. A recuperação súbita das vendas de acessórios caros, jóias e roupas, especialmente em países importantes para esse mercado como França e Itália, está forçando os gigantes europeus dos bens de luxo a voltar a investir em sua terra natal, após uma década buscando novos clientes nos mercados emergentes.
Com uma gravíssima crise econômica e financeira, imersa na paralisação, no desemprego e do desalento, existe uma outra Europa, que cresce a taxas chinesas — 10% ao ano nos anos recentes, perspectivas que oscilam entre 7% a 9% neste ano e nos próximos –, emprega 1,5 milhão de pessoas que não deverão perder seus postos de trabalho e aporta a espantosa cifra de quase meio trilhão de dólares ao PIB europeu: a Europa da indústria do luxo.
Hermes Crocodile Birkin Bag Matte tem o nome de uma cantora e atriz britânica "Jane Birkin".  A bolsa é feita de pele de crocodilo e tem um fecho contendo 10 quilates de diamantes brancos. Preço: R$ 240.000,00

Esses dados constam do relatório O Valor das Indústrias Culturais e Recreativas para a Economia Européia, divulgado pelo vice-presidente da Comissão Européia e comissário europeu de Indústria e Empreendedorismo, o italiano Antonio Tajani.
O estudo foi encomendado à consultoria multinacional Frontier Economics pela Aliança Européia de Indústrias Culturais e Recreativas (ECCIA, de sua sigla em inglês), que reúne entidades do gênero das cinco maiores economias do continente — Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Espanha.

A fragrância unissex apimentada de Caron Poivre. Este perfume é uma mistura de lavanda, jasmim, rosa, lírio do vale, cravo, cedro, sândalo, tonka e almíscar. Preço de 56 ml: R$ 4.000,00

O uso da palavra “luxo” vem sendo discutido pelos integrantes da ECCIA, uma vez que é disso que se trata sob o eufemismo de “indústrias culturais e recreativas”: joias, alta moda (incluindo calçados, bolsas e todo tipo de assessórios), perfumes, cosméticos, produtos de beleza, relógios, mobiliário, objetos de decoração, tapeçaria, bebidas exclusivas, chocolateria, bebidas finas, automóveis, barcos e mais um sem fim de produtos.
Alguns setores temem o sentido pejorativo da palavra. Tajani, o comissário europeu, porém, considera que “o luxo pertence ao patrimônio cultural europeu, e não é apenas dinheiro: é qualidade, é um cartão de visitas da Europa para o mundo”.
A francesa Elisabeth Ponsolle de Portes concorda: “A qualidade é uma característica europeia”.

Canetas Tibaldi CREWE 60TH são um marco na caneta fazendo história com a Bentley, o gigante do automóvel criando seus próprios conjuntos de canetas artesanais em associação com o mundo do luxo italiano melhor fabricante de caneta designer, Tibaldi. Preço: R$ 86.000,00

Tal como Tajani, o espanhol Carlos Falcó acha que o luxo abre caminho para outros produtos europeus, e lembra que, nos países asiáticos, luxo “é sinônimo de êxito”. Não por acaso, a maior economia da Ásia e a segunda do mundo, a China, já absorve 10% de todo o mercado de luxo do planeta, percentual que deverá chegar a 45% em 2020.


Salvatore Ferragamo acreditava que o arco do pé era uma das partes do corpo mais importantes uma vez que suporta todo o seu peso. O designer italiano importou essa filosofia para todos os sapatos que criou e a sua empresa, ainda conduzida por familiares, continuou a tradição. Preço: R$ 3.600,00
Nesse cenário, o futuro parece risonho para uma indústria, como a europeia do luxo, que, faturando meio trilhão de dólares (ou 440 bilhões de euros) em 2010, ocupa 70% do mercado mundial e representa uma fatia de 10% de tudo o que os países da União Europeia exportam.

Chocolate com trufas com receita do chef chocolatier Fritz Knipschildt (Dinamarca). Preço: 500 reais por peça do tamanho de um bombom.


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