quarta-feira, 19 de outubro de 2011

FÉ E CURA!!!

A Associação Brasileira de Medicina Complementar publicou alguns dados bastante interessantes sobre fé e cura. Confiram:

1- Em 1998, uma pesquisa realizada pelos médicos Harold Koenig e David Larson, do Centro Medico da Duke University, mostrou que as pessoas que frequentavam a igreja todas as semanas, tinham menos probabilidade de serem internadas e, se fossem, não passavam tanto tempo no hospital quanto aquelas que iam a igreja com menos frequência.
2- Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos com 21 mil pessoas, entre 1987 e 1995, constatou uma diferença de sete anos na expectativa de vida entre aquelas que nunca frequentaram cultos religiosos e as que os frequentam mais de uma vez por semana.
3- Em uma pesquisa co-dirigida pelo epidemiologista Jef Levin, autor de God, Faith and Health (Deus, Fé e Saúde), idosos que se consideravam religiosos, tiveram menos problemas de saúde do que os não-religiosos.
4- Pacientes confortados pela fé apresentam probabilidade três vezes maior de sobrevivencia após cirurgias cardíacas abertas, segundo estudo de 1995 da Faculdade de Medicina de Dartmouth.
5- Em um estudo feito na Índia, em 1997, os participantes, em sua maioria hindus, que rezavam regularmente, tinha 70% menos chance de sofrer de alguma doença coronariana.
6- Em um estudo de 1989, realizado com 400 homens, pesquisadores da Duke University observaram um significativo efeito protetor contra pressão alta entre aqueles que consideravam a religião muito importante e frequentavam uma igreja.
7- Frequentar locais de devoção tem relação com taxas menores de depressão e ansiedade, segundo pesquisa de 1999 da Dely University, que inclui quase quatro mil idosos.
8- Pessoas sob estresse apresentam aumento da pressão arterial e das frequências cardíaca e respiratoria, reduzindo a imunidade, segundo o Dr. Herbert Benson, de Harvard, autor de A resposta do relaxamento. Ele constatou, em varias pesquisas, que tanto a meditação como a oração, o tai chi chuan e a ioga, provocam uma reação oposta ao estresse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário