sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Quanto menos, melhor...

A causa primordial de todas as doenças é o acúmulo de toxinas em nosso corpo, que impede o fluxo natural da energia. Essa é a visão da tradicional medicina indiana, ayurveda, mais antigo sistema de cura do mundo. Ao mantermos nosso organismo livre de toxinas contribuímos de forma decisiva para termos saúde- definida não apenas como ausência de doença, mas como um estado de contentamento geral, pelo simples fato de existir, de ser.
Nosso corpo é o templo de nossa alma e precisamos mantê-lo forte, flexível e saudável. Numa analogia simples, podemos dizer que nossa casa é o templo do nosso corpo- e merece cuidados. É para esse espaço, que voltamos todos os dias, é onde nos alimentamos, descansamos, vivemos em família. É o nosso porto seguro. E para mantê-la saudável também precisamos limpar as toxinas- ou seja, as tralhas que tendemos a acumular e que dispersam a energia da prosperidade.
Aproveite para pensar sobre esse assunto. Você já tinha ouvido falar em toxinas da casa??? São todos os objetos que não utilizamos há anos, roupas das quais a gente não gosta mas que permanecem penduradas no armário, coisas feias, lascadas ou quebradas, papéis velhos, remédios vencidos... Enfim, tudo aquilo que ocupa espaço e atravanca o fluxo espontâneo da energia, assim como as toxinas do nosso corpo. Da mesma maneira que devemos manter o peso do corpo, precisamos também manter o peso da nossa casa para termos saúde. Ao nos desapegarmos das coisas velhas, abrimos automaticamente espaço para que a energia que estava estagnada volte a circular. Tudo o que era negativo começa a ser limpo, e o espaço começa a ser preenchido por prana, energia vital do universo.
Reserve o fim de semana para pôr fim a bagunça, libertar-se do acúmulo de coisas desnecessárias. Faça uma revisão crítica do que você acumulou ao longo do tempo, perguntando-se: preciso realmente disso??? Ouça a resposta a partir do seu coração- e não apenas da razão-e separe tudo o que não serve mais para dar a alguém que de fato usará aquilo.
Durante esse processo de limpeza física do espaço onde você vive, aproveite a oportunidade para livrar-se também de mágoas, tristezas, medos do passado... Livre-se dos barulhos! O silêncio é o campo fértil para nosso rejuvenescimento. Jogue fora o turbilhão dos pensamentos, assim você abre espaços entre eles, seduz o seu espírito e ouve as mensagens inspiradoras da sua alma. Pense nesse processo como uma faxina muito especial: a faxina da prosperidade e da felicidade.

Aproveitem o final de semana  e reflitam sobre esse assunto. Bjsss!!!

Márcia De Luca é fundadora do CIYMAM- Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda (sp). Ministra palestras, é autora de Ayurveda, Cultura de Bem-viver (Editora de Cultura) e apresenta na Rádio Eldorado o boletim " Filosofia de Bem Viver". Para se comunicar com ela, envie um e-mail para gol@trip.com.br

3 comentários:

  1. Nossa! esse post parece que foi escrito para mim, é bem o que eu estou planejando fazer a tempos e fico adiando, vou começar ja., e deixa eu correr porque tem tralhas que não acaba mais. beijoss e bom final de semana para vcs tambem.
    Daiane Aprilante

    ResponderExcluir
  2. Lilis,

    Eu tenho mania por organização e limpeza, e percebo que sempre qdo organizo algo, vem uma coisa boa, noticia, acontecimento, enfim! A vida e isso, ENERGIA
    Lindas, parabens
    Tania Jacinto- Paranagua

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas,
    Eu sou adepta do que menos e mais, verry good
    bjims
    Barbara Camargo- Bh

    ResponderExcluir