sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Mitos e Verdades - parte 3

Vamos lá, me desculpem pela demora, mais são muitas as dúvidas que chegam e para responde-las com propriedade dependo da disponibilidade dos profissionais referentes a cada assunto! Pois bem... dúvidas esclarecidas:

1- Dormir com os fios molhados faz o cabelo cair?
 Verdade, é um efeito indireto, como explica Inaê Cavalcanti, dermatologista de São Paulo: "O couro cabeludo úmido facilita a proliferação de bactérias e fungos que aumentam a seborreia, ou seja, a caspa, e outros tipos de inflamação, problemas que podem, sim, provocar a queda de cabelo", explica a médica. "Além disso, quando estão molhados, os fios ficam mais frágeis e, com o atrito no travesseiro, têm risco maior de quebrarem"..

2-Usar calcinha apertada escurece a virilha?
Verdade, pode acontecer, principalmente em mulheres de pele morena e negra, os tipos mais sujeitos a pigmentação, diz Marcelo Bellini, dermatologista de São Paulo. Por causa do atrito da calcinha apertada, há um espessamento da pele da região, o que gera o escurecimento. O ideal então, é usar modelos mais folgados, de preferência sem costura nem elástico e confeccionados em tecidos que absorvem o suor.

3-Cruzar as pernas causa varizes?
 Mito! Essa forma de sentar não será determinante quando o problema é genético, melhor observar se sua mãe apresenta o problema para saber se corre risco. Mas o hábito pode piorar o quadro de quem já tem veias calibrosas e dilatadas (não é o caso de mulheres com vasinhos). "A pressão de uma perna sobre a outra dificulta o retorno do sangue", explica Marcelo Araújo, secretário-geral da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, de Maceió.

4-Usar cinta modela a cintura?
Mito! "Apenas ajuda a manter uma postura melhor", explica Roberta Bibas. Ela faz você se lembrar de contrair o abdômen e encaixar os quadris, medidas indispensáveis para a silhueta parecer mais harmônica. Mesmo assim, a recomendação atual dos médicos, fisioterapeutas e professores de educação física é de não adotar o acessório no dia a dia, mas apenas em ocasiões especiais, como uma festa. Isso porque cria-se uma dependência da cinta para ajustar a postura, enquanto você deveria contrair (e exercitar) a musculatura do abdômen sozinha.

5-Tomar banho quente faz bem para pele?
Mito! Tomar banho quente faz mal para a pele. "A água em temperatura elevada remove em excesso a gordura protetora", explica Davi de Lacerda. Além de ressecamento, o hábito pode predispor a coceira e outros tipos de irritação. "Recomenda-se uma temperatura morna, em torno de 25 graus, que é bastante confortável". Bom, por hoje é isso! Espero ter ajudado, conforme for recebendo os e-mails, encaminho para os profissionais que conheço e assim que forem esclarecidos vou postando. Quero agradecer aos profissionais que me ajudaram nessas questões com muita boa vontade e responsabilidade... Envie suas dúvidas para o e-mail: soareseliane@uol.com.br

2 comentários:

  1. Irmãs, fiquei mal com a dos cabelos molhados, chego em casa morta e nunca tenho força para seca-los. daqui para frente vou tentar evitar, percebi que estou com um pouco de queda!
    Gabriela Almeida-SP

    ResponderExcluir
  2. Estou arassada com o mito da cinta, uso essa porcaria ja tem uns 3 meses, alem de ser incomodo pq uso para dormir, descobrir que foi a toa, e isso que da seguir recomendaçoes de amigas que não sao referencia, obrigada por me tirarem da ilusao. boa noite
    Erika Venancio_Rj

    ResponderExcluir