sábado, 13 de outubro de 2012

Oktoberfest de Blumenau - 2012

A Oktoberfest não é só cerveja. É folclore, memória e tradição

Desfile de Abertura - Foto Marcelo Martins

Inspirada na Oktoberfest de Munique, a versão brasileira nasceu em Blumenau da vontade do povo em expressar seu amor pela vida e pelas tradições germânicas. Sua primeira edição foi realizada em 1984. Consagrada como a segunda maior festa alemã do mundo, a Oktoberfest é a confraternização de gente de todas as partes.

Em Blumenau, a Oktoberfest está na alma do povo, faz parte da história de cada um.
Por isso outubro é um mês especial. São 18 dias de festa, em que os blumenauenses se integram com visitantes de todo o Brasil e do exterior.
E não há quem não se encante com os desfiles, com a participação dos clubes de caça e tiro ou com a apresentação dos grupos folclóricos.

A Oktoberfest de Blumenau ostenta um número admirável: em suas 28 edições mais de 17 milhões de pessoas passaram pelo Parque Vila Germânica. Isto significa que um público superior a 700 mil pessoas, em média, por ano, participou da festa desde a sua criação. O segredo para este sucesso é simples: a Oktoberfest de Blumenau é um produto que se mantém autêntico, preservando as tradições alemãs trazidas pelos colonizadores há 160 anos. E são as belezas desses traços que conquistaram o país inteiro.


À noite, é no Parque Vila Germânica que todos se encontram e fazem da Oktoberfest um acontecimento incomparável. Todas as tradições alemãs afloram na sua máxima expressão, através da música, da dança, dos belos trajes, da refinada culinária típica e do saboroso chopp.

A cordialidade do povo, a paz e a beleza da cidade também tornam a festa inesquecível. O evento acabou fazendo de Blumenau o principal destino turístico de Santa Catarina no mês de outubro.

A maior festa alemã das Américas 




A Oktoberfest teve sua primeira edição em 1984 e logo demonstrou que seria um evento para entrar na história. Em apenas 10 dias de festa, 102 mil pessoas foram ao, então Pavilhão A da Proeb, número que na ocasião representava mais da metade da população da cidade. O consumo de chopp foi de quase um litro por pessoa. No ano seguinte, a festa despertou o interesse de comunidades vizinhas e de outras cidades do país. O evento passou, então, a ser realizado em dois pavilhões.


O sucesso da Oktoberfest consolidou-se na terceira edição e tornou-se necessário a construção de mais um pavilhão e a utilização do ginásio de esportes Sebastião da Cruz - o Galegão - para abrigar os turistas vindos de várias partes do Brasil, principalmente da região Sudeste, e também de países vizinhos.

Mas, para quem não sabe, a Oktoberfest não é só cerveja. É folclore, memória e tradição. Durante 18 dias de festa os blumenauenses mostram para todo o Brasil a sua riqueza cultural, revelada pelo amor à música, à dança e à gastronomia típica, que preservam os costumes dos antepassados vindos da Alemanha para formar colônias na região Sul.





Serviço

Pavilhões:
Abrem diariamente a partir das 18h. Aos sábados e aos domingos, os pavilhões abrem às 11h.

INGRESSOS

Nos dias 10 e 28/10: entrada gratuita.
Aos sábados e aos domingos: ingressos cobrados a partir das 15h. Nos demais dias: a partir das 18h.
Às sextas e aos sábados: R$20,00.
De domingo a quinta: R$6,00.
Meia-entrada: estudantes e pessoas com 60 anos ou mais.
Pessoas com traje típico alemão não pagam ingresso.

Ingressos online: http://www.zetks.com/Event/Detail/192

Nenhum comentário:

Postar um comentário