terça-feira, 16 de outubro de 2012

Obras de Picasso, Matisse e Gauguin roubadas

Sete obras de arte de grande relevo dos pintores Picasso, Matisse, Monet e Gauguin foram roubadas esta noite do Centro Kunsthal, em Roterdam

O roubo foi anunciado pela polícia holandesa. O alerta foi dado pela segurança do edifício quando os alarmes da sala onde se encontravam as obras dispararam.

A lista de obras em falta inclui «Cabeça de Arlequim», de Pablo Picasso (1971), «A Leitora de Branco e Amarelo», de Henri Matisse (1919), «A Ponte de Waterloo», «Londres e a Ponte de Charin Criss», ambas de Claude Monet (1901), «Mulher em Frente a Uma Janela Aberta», de Paul Gauguin (1888), «Autorretrato», de Meyer de Haan (1889-1891) e «Mulher com os Olhos Fechados», de Lucien Freud (2002).

Em causa estão as obras de grande valor e que contam por si só a história da arte. Pertencem à coleção privada Triton que as tinha emprestado ao Kunsthal. O centro, que celebra o 20º aniversário, tinha em exposição obras de pintores como Picasso, Dalí, Van Gogh, Mondrian, Matisse, Karel Appel, Yves Klein, entre outros. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário