sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Exposição “Opinião - O que o Brasil acha do Brasil”

Um retrato dinâmico da sociedade brasileira 

Dados garimpados em 70 anos do IBOPE são exibidos ao público no Catavento Cultural e Educacional, em São Paulo.

​Transformar números em arte não parece ser uma tarefa fácil. Mas a exposição “Opinião - O que o Brasil acha do Brasil” mostra que isso é algo possível. Em exibição no Catavento Cultural e Educacional, em São Paulo, a partir desta terça-feira (25), a exposição traz parte do acervo de pesquisas do grupo IBOPE traduzidas em painéis e instalações interativas que resgatam importantes momentos da história do Brasil.

Com curadoria de Marcello Dantas, responsável pela criação de espaços como o Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Homem Americano, a exposição, que faz parte das comemorações dos 70 anos do IBOPE, busca interagir com a memória e o saudosismo do público.

Televisão dos anos 1950        Mateus Carvalho R7
Produtos e comerciais que marcaram época, transmissões históricas da televisão e os hits musicais do rádio nos últimos 70 anos são alguns dos dados que serviram de matéria-prima para a mostra.

“Todas as peças expostas têm caráter antropológico. Conhecer as preferências dos brasileiros nos permite construir o retrato dinâmico de uma sociedade em mutação”, ressalta Dantas.

Um dos pontos de destaque da exposição é a reconstituição de um supermercado, onde o público pode relembrar clássicos da publicidade nacional.

​Público pode interagir com as obras concebidas por Marcello Dantas.

​Os objetos de desejo do consumidor ao longo dos últimos 70 anos também ganham espaço na exposição. Da minissaia ao iPod, o sonho de consumo do brasileiro é exibido de forma cronológica através das décadas. Para os visitantes com idade média e avançada, essa parte da exposição desperta um sentimento saudosista. Já para as crianças e adolescentes, o contato com objetos como a máquina de escrever tende a ganhar proporções reveladoras, uma vez que muitos destes objetos já não existem mais em nosso cotidiano.

E para quem sempre teve curiosidade em entender o mecanismo que mede a audiência dos programas da TV brasileira, a exposição traz a evolução dos aparelhos utilizados pelo IBOPE, desde o método flagrante, adotado em 1954, ao peoplemeter dos dias atuais. No local, um painel exibindo a audiência da TV em tempo real está disponível para o público.

A mostra exibe ainda a seção “Pitacos” com painéis que registram a evolução da opinião pública brasileira sobre questões polêmicas tais como reforma agrária, alimentos transgênicos, aborto e homossexualidade. Já os bastidores da realização de pesquisas serão conhecidos no “Confessionário”, onde os colaboradores do IBOPE contam, em vídeos, histórias sobre situações curiosas que passaram durante a coleta de dados.

“O IBOPE é feito de pessoas. Tanto as de dentro, que trabalham conosco, como as de fora, que respondem as pesquisas. Essa exposição foi feita no intuito de retribuir e agradecer o Brasil por esses 70 anos”, destacou Carlos Augusto Montenegro, presidente do Grupo IBOPE.
A mostra “Opinião - O que o Brasil acha do Brasil” fica em cartaz até o dia 18 de novembro.



SERVIÇO
Opinião – O que o Brasil acha do Brasil
Visitação: De 25 de setembro a 18 de novembro de 2012
Horário: De terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Entrada até 16h.
Local: Catavento Cultural e Educacional
Endereço: Palácio das Indústrias - Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP 
Quanto: R$ 6 e meia-entrada para estudantes, idosos e portadores de deficiência.
Idade mínima para visitação: recomendado para crianças a partir de seis anos
Acesso transporte público: estação de metrô Pedro II e terminal de ônibus do Parque Dom Pedro II

Nenhum comentário:

Postar um comentário