segunda-feira, 25 de junho de 2012

Anti-Ansiedade


Está cada vez mais difícil manter a calma? Todo mundo vive dizendo que você é uma pessoa ansiosa? A ansiedade provoca uma bagunça nas emoções e de quebra ainda reflete na saúde. Quando em excesso, ela desencadeia a sensação de mal-estar e te impede de viver a vida com leveza, sem tanta angústia em relação ao que ainda está por vir. Os ataques de gula também são creditados a ela. Alguns alimentos contêm aminoácidos e vitaminas essenciais, que atuam no organismo diminuindo o estresse, combatendo a ansiedade e aumentando os níveis de serotonina, responsável pelo bem-estar e pelo relaxamento
A ansiedade tem vários fatores potencializadores como stress, cansaço, desregulação do sistema nervoso, certos medicamentos, nutrição, estilo de vida, etc.
Existem remédios naturais eficazes no combate dos sintomas clássicos de ansiedade e sem efeitos secundários conhecidos. Dentre os alimentos que podem diminuir a severidade, período e incidência de casos de ansiedade destacam-se aqueles ricos em ácido pantotênico, cálcio e vitaminas do complexo B. Essas vitaminas minerais podem também ser obtidas através de suplementos alimentares.

Remédios Naturais para Combater Ansiedade e Ataques de Pânico.

Hortelã. A hortelã é um calmante natural com propriedades reconhecidas contra sintomas da ansiedade. Funciona como um descongestionante das vias respiratórias e um digestivo natural. Experimente comer folhas de hortelã ou chá de hortelã nos ataques de maior ansiedade para sentir alívio imediato. A hortelã é muito eficaz contra catarro, brônquios e como facilitador de remoção e expectoração.

Maracujá. Maracujá é um remédio antiansiedade comprovado por estudos efetuados onde se comparou sua eficácia com mexazolan, um medicamento com características antiansiedade semelhantes. O resultado do estudo não mostrou diferenças na eficácia do tratamento entre o mexazolan  e o maracujá, mas o maracujá tem a vantagem de provocar menos sonolência do que o fármaco de comparação.

Magnésio. O magnésio é um nutriente essencial no combate da ansiedade. Alimentos como bananas e sementes são ricos em magnésio. Estudos demonstram que pessoas deficitárias em magnésio têm maior propensão de aumento dos níveis de stress, assim como outras condições associadas como a depressão.

Exercícios físicos. Artes marciais, natação, escalada, massagem terapêutica ou simples corridas são ótimas maneiras de combater os sintomas da ansiedade. A atividade física contribui para o alívio do stress, para diminuir a tensão muscular e psicológica, assim como contribuir para as noites de sono mais recuperadoras.

Exercícios de equilíbrio mente e corpo. Meditação, Yoga, Tai Chi,  Respiração profunda e outros exercícios e práticas similares são perfeitos para quebrar a rotina, contribuir para um equilíbrio entre o corpo e a mente e ajudar a reduzir a ansiedade.

Valeriana (valeriana officinalis). Também conhecida como Erva-de-Amassar, Erva-dos-Gatos e Erva-de-São-Jorge tem indicações para a insônia, mas tem sido usada com êxito em pacientes com ansiedade. Estão disponíveis no mercado chás de Valeriana, extratos líquidos ou cápsulas. Atenção que o uso continuado pode ter efeitos secundários que incluem leve indigestão, palpitações e dores de cabeça.

Aromaterapia. Estudos demonstram a capacidade que as cores e cheiros podem ter para contribuir para o nosso bem estar. Vários óleos essenciais são utilizados para combater a ansiedade como lavanda, cipreste, jasmim, bergamota, camomila, sândalo e melissa. Pode-se ainda desfrutar dos prazeres da aromaterapia no banho ou queimar os óleos essenciais enquanto descansa.
Referências: The Anxiety Book 

Nenhum comentário:

Postar um comentário