sexta-feira, 2 de março de 2012

Cientistas desenvolvem spray que deixa homens mais carinhosos

Os estudos com o hormônio ocitocina não são recentes, mas agora um grupo de cientistas concluiu: basta uma ou duas inaladas de um spray que contêm ocitocina, que um homem pode tornar-se tão carinhoso e cuidadoso quanto uma sensível mulher!

Segundo a Wikipédia, a ocitocina é um hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na hipófise posterior, e tem por função promover as contrações musculares uterinas durante o parto, e a ejeção de leite durante a amamentação. Também ajuda as pessoas a ficarem juntas por muito tempo, e é um hormônio ligado ao que as pessoas sentem ao, por exemplo, abraçar seu parceiro de longa data. De acordo com um estudo da Universidade de Zurique, caso a ocitocina seja pingada no nariz de pessoas prestes a começarem uma discussão, há uma diminuição da produção de cortisol, um hormônio produzido em resposta ao estresse da discussão.

Em um outro estudo mais recente, feito pela Universidade de Cambridge e por cientistas alemães, 24 homens saudáveis inalaram um spray nasal contendo ocitocina, enquanto que outros 24 receberam um placebo.
Em seguida foram mostradas fotografias que despertam a sensibilidade, de cortar o coração, incluindo uma menina em lágrimas, abraçando uma criança e um gato, e um homem de luto. Foi pedido a eles para descreverem o nível de empatia que sentiram ao ver as fotos.

“O grupo que recebeu ocitocina apresentou maiores níveis de empatia emocional do que aqueles homens que tinham tomado o placebo”, disse o Dr. Rene Hurlemann, da Universidade Friedrich-Wilhelms de Bonn. De fato, acrescentou, chegaram a "níveis de sensibilidade geralmente encontrados em mulheres”.

A descoberta levanta a possibilidade inquietante de que as mulheres poderiam usar sprays de ocitocina para ajudar os namorados e maridos a entrarem em contato com seu lado feminino.

O Dr Kendrick, do Instituto Babraham da Cambridge, disse: “É um grande achado. Homens ficarem calmos e sensíveis ao mesmo nível que as mulheres pode ser uma coisa boa ou ruim, dependendo da maneira como você olha. Para muitas mulheres, elas diriam que seria quase uma dádiva de Deus fazer um homem ter mais empatia, como elas. Por outro lado, as mulheres poderão estranhar a mudança de comportamento dos homens”.

Em outro experimento, também publicado no Journal of Neuroscience, os homens tiveram que responder a perguntas simples em um computador.
Se eles acertassem a resposta, um sorriso aparecia na tela; mas se errassem, eles recebiam uma carranca. Os que receberam o spray viram muito mais rostos felizes do que o outro grupo.

Embora a ocitocina tenha sido muito pesquisada, esta é a primeira vez que foi demonstrado, sem qualquer dúvida, que ela pode tornar os homens mais sensíveis! Pensa-se que o hormônio poderia revelar-se útil no tratamento de autismo, esquizofrenia e outras condições caracterizadas por dificuldade em ter emoções.

Sprays de ocitocina podem ser comprados por meio da internet para uma variedade de usos, mas especialistas questionam se todas as marcas são igualmente eficazes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário