segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Mitos e verdades. O que você deve saber sobre exposição ao sol

Sol causa flacidez? Alimentação auxilia em um bom bronzeamento? Cremes pós-sol são eficazes? Refrigerante para bronzear? Óleo de urucum, óleo de figo, óleo de avião (hã) pode? Bronzeamento artificial faz mal? São dezenas de perguntas que podem ser feitas sobre o assunto, sendo que, muitas delas estão cheias de mitos.
Tomar sol causa flacidez: verdade. Causa elastose, que é a deterioração do colágeno, conseqüentemente, fica mais flácida.
Devo usar óculos e chapéus: verdade. São ótimas proteções. Protegem do sol que vem de cima e reforçam a proteção da pele, além de defender os olhos e os cabelos dos raios UVA e UVB.
É normal ficar vermelho antes de ficar bronzeado: mentira. Há um limite em que você toma sol e não fica vermelho. Ficar vermelho é um aviso que sua pele está sendo prejudicada.
Passar Coca-Cola e óleos de cozinha e figo, por exemplo, ajuda a bronzear: mentira. São produtos que não são indicados para aplicação na pele, muito menos se for ao sol. Não foram testados quanto à sua segurança e eficácia.
Esfoliar a pele garante bom bronzeado: depende. É indicado para quem usa autobronzeador, pois a absorção é mais completa. Para quem se expõe ao sol não faz diferença.
Alimentação ajuda em um bom bronzeado: verdade. Alimentos ricos em betacaroteno são indicados. Já os alimentos anti-radicais livres ajudam na proteção.
Cremes pós-sol ajudam a hidratar a pele: verdade. Eles ajudam a recuperar mais rápido os danos causados pelo sol.
Protetores acima de FPS 30 são todos iguais: em parte. A diferença do fator de proteção 3 para 6 é maior que a de 30 para 60, por exemplo. A diferença do fator 30 para 60 é muito pequena, mas se a pessoa se expuser ao sol, então deve usar o com maior proteção.
Devo aplicar o protetor 30 minutos antes de tomar sol: verdade. Assim haverá tempo para o produto ser absorvido e desempenhar seu efeito de proteção. É preciso passar uma camada espessa e reforçar de três em três horas. Não adianta passar apenas de manhã e achar que vai estar protegido o dia todo.
Cápsulas de bronzeamento são indicadas: verdade. Ajudam sim, mas o ideal é não tomar demais.
Posso usar autobronzeador sempre: verdade. Eles até possuem uma pequena proteção. Podem manchar, mas são manchas que saem em pouco tempo, além de bronzear sem se expor ao sol
Quem se bronzeia rápido perde a cor igualmente rápido: verdade. Ela perde a cor mais rapidamente porque o organismo entende aquele excesso de radiação como uma agressão e tenta se defender eliminando a cor desejada. Sol em pequenas doses é bom, em grandes é veneno.
Anticoncepcionais tornam a pele mais sensível: verdade. Eles deixam a pele mais sensível à radiação solar. Quem faz uso de hormônios e outros medicamentos devem reforçar o filtro solar.
Perfume mancha a pele: verdade. Não só ele, mas também frutas cítricas. Fique longe de tudo que tenha limão.
Bronzeamento artificial também prejudica a pele: verdade. Essas cabines são uma fonte de radiação ultravioleta (UVA) mais potente do que o sol. O UVA é o principal responsável pelo envelhecimento da pele, além de também predispor ao câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário