segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Casablanca, que teve sua estréia em 26 de novembro de 1942, faz hoje 60 anos

A história de amor de Rick Blaine e Ilsa Lund.  Um dos maiores sucessos de todos os tempos

Casablanca estreou em 26 de novembro de 1942, sem grandes expectativas por parte da Warner. No entanto, a história de amor de Rick Blaine (Humphrey Bogart) e Ilsa Lund (Ingrid Bergman) tornou-se um dos maiores sucessos de todos os tempos e mudou definitivamente o cinema.

É um filme que ainda arranca suspiros dos namorados e que funciona até hoje porque conta uma empolgante paixão de um homem e uma mulher que têm de sacrificá-la em nome de um dever, derrotar os nazistas. O curioso é que quando Casablanca estava sendo feito ninguém imaginava que o filme seria algo mais que uma rotineira produção da Warner. O elenco era classe A, os coadjuvantes foram muito bem escolhidos (supostamente 34 nacionalidades estão incluídos no elenco), mas o orçamento era baixo (tanto que não foi possível ter um avião de verdade para o fundo da cena do aeroporto). Havia poucas expectativas quanto ao sucesso do filme e jamais se poderia imaginar que ele sempre estaria nas listas dos 10 melhores filmes da historia.

Segundo Danny Peary, crítico e autor de diversos livros sobre cinema, “talvez seja o único filme que preencha os requisitos dos chefões dos grandes estúdios para o que deva ser um filme”. De fato, “Casablanca” tem ação, aventura, coragem, perigo, espionagem, um cenário exótico, amizade, humor, intriga, um triângulo amoroso bem definido, patriotismo, política, romance, sacrifício, sentimentalismo, uma canção-tema, suspense, um vilão terrível, guerra e o mais romântico final.

Você poderá gostar
Há 30 anos Ingrid Bergman nos deixou

Nenhum comentário:

Postar um comentário