Se você, assim como eu, fica apavorada só em pensar que os anos vão passar e os ponteiros da balança vão subir, acalme-se, tenho aqui dicas maravilhosas para ficar bem em qualquer idade. A revista WOMEN´S HEALTH de março fez uma matéria super especial, mostrando que é possivel sim, se manter definitivamente magra e saudável em qualquer idade: 20, 30, 40, 50...
Aos 20 anos: Nesta idade qualquer atividade física esta liberada: natação, corrida, musculação, spinning, esportes coletivos enfim, escolha o que mais tem haver com você e se jogue. Dormir 8 hras por dia é fundamental, pois quem dorme menos que isso, pode aumentar o consumo de calorias em 22%. Mesmo com o metabolismo super acelerado nesta idade, a recomendação é que se tome cuidado com a alimentação, evite o consumo de fast food e limite-se ao álcool em ocasiões especiais. Segundo pesquisas, mulheres que se descuidam destes hábitos ganham cerca de 0,9 kg por ano, o que equivale a 10 kg a mais aos 30 anos.
Aos 30 anos: Nesta idade, o metabolismo tende a diminuir 1% ao ano. Por isso, as atividades mais indicadas são corridas, spinning, aeróbicos em geral e musculação ou localizada. Estes exercícios combatem a flacidez, tonificam os musculos e ajudam a aumentar a massa óssea e muscular. Outra dica importantíssima é mandar o extresse para bem longe, pois ele libera cortisol, responsável por aumentar o tecido adiposo, além de aumentar a vontade por alimentos mais calóricos. No cardápio inclua queijo magro, iogurte, bebidas a base de soja, folhas escuras, sementes, chá verde e frutas vermelhas.
Aos 40 anos: Nesta idade o metabolismo já esta bem desacelerado e a famosa menopausa prestes a dar o ar da graça, o importante é manter na rotina exercícios, maior massa muscular significa maior massa metabólica ativa, o que ajuda a queimar calorias mesmo com o corpo em repouso. A alimentação deve ser rica em proteínas magras, vítaminas, minerais e carboidratos integrais, uma super dica é incluir linhaça na alimentação, com isso, você podera diminuir os efeitos da pré-menopausa. Produtos industrializados devem ser banidos do cardápio.
Aos 50 anos: Com a chegada da menopausa, os hormônios se alteram e a composição do corpo muda. O indicado é continuar com a musculação, mas antes converse com profissionais para que seja elaborado exercícios que não prejudiquem as articulações. Já os exercícios aeróbicos, o recomendado é que sejam executados sem muito impacto, como caminhadas, dança, natação e hidroginástica. Alongamentos são excelentes e super recomendados. O cardápio deve ser rico em frutas, chá verde, chá de romã, proteínas magras, soja, cogumelos, iogurtes e queijo magro, invista também em alimentos integrais, que aumentam a saciedade e evitam o ganho de peso.
Eu super recomendo que vocês comprem a revista, pois nela está o cardápio completo para sua idade e várias outras dicas...