quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Exposição "Esplendores do Vaticano"


Esplendores do Vaticano: uma jornada através da fé e da arte

A Oca do Ibirapuera recebe pela primeira vez na América Latina a exposição “Esplendores do Vaticano: Uma jornada através da fé e da arte”. A mostra, que recebeu 1,5 milhão de visitantes nos Estados Unidos, apresenta 200 obras de arte sacra e objetos históricos significativos, muitos dos quais nunca deixaram o Vaticano.


Entre as peças estão o Anjo de Bernini, o compasso do artista Michelangelo e o retrato de Cristo com coroa de espinhos de Guercino. Além de documentos e objetos históricos do Vaticano, relíquias descobertas nos túmulos de São Pedro e São Paulo fazem parte do acervo da mostra.


Dividida em 11 galerias, a exposição conta em ordem cronológica uma história de mais de 2 mil anos, ajudando o visitante a compreender os mistérios da fé expressos em uma espécie de linha do tempo cristã. Segundo o americano Charles Hilken, professor de História Medieval da Saint Mary’s College, na Califórnia, e um dos consultores da mostra ao lado do curador, monsenhor Roberto Zagnoli, os objetos de arte expostos têm um significado cultural que reflete o contexto histórico em que foram elaborados e expressam a própria fé dos artistas e o modo como eles viam o mundo em que estavam inseridos.


Cada objeto que compõe a exposição conta sua própria história, formando um grande mosaico do legado da Igreja Católica e seu impacto sobre a arte, história e cultura da civilização Ocidental.

O segundo andar da exposição trará elementos que levarão o visitante a uma viagem virtual pelo Vaticano. Haverá uma projeção da Capela Sistina e uma coleção de vídeos que mostram detalhes da arquitetura do local. 

Não é preciso ser católico para apreciar obras de arte acumuladas pelos papas desde a Idade Média nos museus do Vaticano. 

Serviço: 
Esplendores do Vaticano: Uma jornada através da fé e da arte 
Data: de 21 de setembro a 23 de dezembro de 2012 
Horário: de segunda a sexta, das 10h às 20h; sábado e domingo, das 9h às 19h. 
Preço: R$ 44,00 (com meia-entrada para estudantes e idosos). 
Local: Oca do Parque Ibirapuera. 
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 3 – Moema – São Paulo. 
Tel.: 4003-5588.

Nenhum comentário:

Postar um comentário