quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A surpreendente Susan Boyle

Britain's Got Talent é um programa da televisão britânica da ITV (Independent TV) cujo objetivo é encontrar pessoas talentosas, independente da sua idade ou atividade. Na verdade, é um tipo de show de calouros. Qualquer pessoa que possua qualquer tipo de talento é encorajada a participar do programa, sejam elas cantoras, dançarinas, comediantes, etc. Além de um prêmio de 500.000 libras (aproximadamente um milhão e meio de reais), o vencedor tem a oportunidade de se apresentar perante a rainha da Inglaterra, o que para eles é uma verdadeira honra.

O programa tornou-se mundialmente conhecido após a edição de 2009 com a apresentação de Susan Boyle. Susan Boyle era uma inglesa tímida de 47 anos, nem um pouco bonita, solitária (vivia com o seu gato Peppers) e que, segundo disse, nunca havia sido beijada. Achou que sabia cantar, criou coragem se inscreveu para participar do programa. Antes de começar, tanto os jurados quanto o público demonstraram desconfiança por sua aparência desleixada e comportamento inseguro.

O vídeo abaixo tem bem mais de 100 milhões de visualizações no Youtube e é apontado por muitos como o vídeo mais assistido na internet em todos os tempos. Em apenas duas semanas o vídeo teve mais de 45 milhões de pageviews, o que é realmente fenomenal. Assistam agora Susan Boyle cantando “I dreamed a dream” do musical “Les Miserables”.



Em menos de cinco minutos, a vida de Susan se transformou. Ela se mudou para os Estados Unidos e assinou um contrato com a Sony Music através de Simon Cowell. O álbum recebeu o título de I dreamed a Dream, e em 4 de setembro, o álbum foi posto em pré-venda no website Amazon.com e se tornou o álbum mais vendido, superando Whitney Houston com seu CD de retorno a carreira musical, e os Beatles com várias coletâneas especiais. O lançamento oficial ocorreu em 23 de novembro de 2009 e em apenas seis semanas de vendas havia ultrapassado a marca de 8 milhões de cópias vendidas e se tornado o álbum mais bem sucedido mundialmente desde 1991. Para promover o álbum, Susan não realizou nenhum show próprio, mas se apresentou em vários programas de TV famosos, como The Oprah Winfrey Show, o Today Show, com uma apresentação especial em Nova Iorque, e também cantou com seu ídolo, Elaine Paige, em um especial na TV.

Em setembro de 2010 Susan foi oficialmente reconhecida pelo Guinness World Records por seus feitos na indústria fonográfica britânica, sendo a mulher com o álbum de estréia mais bem sucedido e o álbum que mais vendeu na primeira semana, além de ser a mulher mais velha com um álbum no topo das paradas do Reino Unido, e em 26 de janeiro de 2011 foi reconhecido que Susan havia vendido mais de 14 milhões de CDs no mundo em apenas dois anos.

                                                                                -o-O-o-

Aproveitem e vejam agora outro vídeo incrível do mesmo programa. Um rapaz humilde, mal vestido, com dentes mal cuidados, vendedor de celulares e com cara de bobo surpreende o júri e a plateia com um timbre vocal excepcional. É Paul Potts, vencedor da edição de 2007 do Britain’s Got Talent, cantando Nessun Dorma ("Ninguém durma", em italiano), ária do último ato da ópera Turandot, de Giacomo Puccini.


2 comentários: