sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Você é uma pessoa Matutina ou Vespertina?

Cronobiologia é a ciência que estuda os ritmos e os fenômenos físicos e bioquímicos periódicos que ocorrem nos seres vivos. Surgiu a partir da observação de que certas ocorrências biológicas ocorriam de forma constante e cíclica.
O funcionamento do ritmo biológico do ser humano começou a ser analisado por pesquisadores ainda no período da Grécia clássica. Mas foi apenas no fim da década de 1950 que a ciência que estudava esse mecanismo tornou-se uma disciplina científica reconhecida internacionalmente. Surgia, então, a Cronobiologia, ramo dedicado ao estudo da biologia em função do tempo.
Todos os seres vivos desenvolveram ritmos de expressão funcional para adaptar-se à alternância entre o dia (luz) e a noite (escuridão). A grande contribuição da Cronobiologia, então, é a de fornecer diretrizes de como nosso organismo se comporta em determinados períodos. A partir dessas descobertas, a medicina pode potencializar o uso de tratamentos e medicamentos e também fornecer orientações de comportamentos individuais, colaborando para que as pessoas sejam mais ativas no trabalho ou na escola. "Somos produto de uma história natural de interação com o ambiente terrestre. Dessa forma, só se pode entender o estado de saúde de um indivíduo se seus ritmos biológicos puderem se expressar de forma adequada", explica José Cipolla Neto, professor de Fisiologia do departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade de São Paulo (USP).
"A existência de mecanismos marcadores de tempo na intimidade dos organismos, ou relógios biológicos, pode ser considerada como um marco dessa expansão no âmbito da ciência ocidental", diz Luiz Menna-Barreto, professor titular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP e co-autor do livro O sono na sala de aula. "A principal vantagem é a compreensão de que as oscilações fazem parte da Cronobiologia, a ciência de cada hora do funcionamento normal do corpo. Não podemos mais nos entender como máquinas, cuja eficiência é a mesma em qualquer momento. As aplicações podem ser exemplificadas pela compreensão necessária a respeito da ação de medicamentos, que também varia", explica.

Você é uma pessoa Matutina ou Vespertina?
Os ritmos biológicos variam de pessoa para pessoa. Todos conhecemos tipos madrugadores, que se levantam com um bom humor insuportável (hehe). Estes são os indivíduos de cronotipo matutino. Aqueles que dormem até tarde e só começam a funcionar depois do almoço, apresentando um máximo de eficiência ao entardecer, são classificados como os de tipo vespertino. Existem, ainda, pessoas que não chegam nem em um extremo nem no outro, os mistos, ora com predominância matutina, ora com predominância vespertina. Esse grupo é o mais predominante e também aquele que consegue se ajustar aos horários impostos mais facilmente. O cronotipo é determinado geneticamente, por isso, sempre que possível, adapte sua rotina ao seu tipo.

24 Horas no seu corpo
O ciclo dia e a noite (claro e escuro) e a herança genética são os principais fatores que ajustam nossos ritmos para funcionarem no período de 24 horas. O relógio biológico é controlado por uma estrutura nervosa no cérebro, localizada no hipotálamo anterior que marca todas as funções do organismo, ditando os ritmos acerca da duração do dia (níveis de luz) e da temperatura da pele. As informações sobre os níveis de luz no ambiente chegam até este núcleo, sinalizando o que está acontecendo fora do organismo e estabelecendo os parâmetros que determinam nossas reações internas.
Ao mesmo tempo, do lado de dentro do corpo, há uma glândula chamada pineal, responsável pela produção do hormônio melatonina. Ela aumenta ou diminuiu a produção da substância, de acordo com os dados de iluminação colhidos pela retina e que são enviados para essa estrutura. "Quando a noite está chegando, observamos uma elevação na produção desse hormônio, estabelecendo o ciclo de vigília e de sono, causando variações da temperatura corporal e mudanças bioquímicas - tais como a diminuição da disponibilidade de glicose, colesterol, entre outras”, explica Régis Cavini Ferreira, doutor em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Psicologia da USP.
Ao meio-dia
Além da luz solar e dos fatores genéticos, o relógio biológico também é influenciado por aspectos como medicamentos, compromissos sociais e práticas de atividades físicas. Segundo Régis Cavini, há evidências que indicam a existência de osciladores endógenos no organismo, ou seja, que tendem a funcionar internamente, independentemente das condições ambientais. "Se um ser humano for colocado em ausência absoluta de iluminação, ainda assim obedecerá a ritmos gerados internamente no organismo". Por volta do meio-dia, a temperatura central do corpo sofre uma queda, o que causa sonolência. É por esse motivo que sentimos certa "moleza" nesse horário. O efeito é chamado de "sono secundário".
O melhor horário para...
... praticar atividades físicas
O ideal para se exercitar é quando o organismo atinge sua eficiência máxima. Pessoas de cronotipo matutino atingem esse estágio ainda pela manhã e também à tarde, depois do almoço. Já os vespertinos terão um rendimento melhor no início da tarde e ao cair da noite.
... relaxar
Ler um livro ou assistir a um programa de televisão não requer, necessariamente, o máximo de atenção de uma pessoa. Uma boa faixa de horário para relaxar se dá quando o segundo melhor momento de eficiência máxima está acabando. Matutinos chegam a esse período no fim da tarde, enquanto os vespertinos atingem essa fase já à noite.
... dormir

É quando a glândula pineal começa a produzir melatonina. O processo começa mais cedo em pessoas de cronotipo matutino, no cair da noite. Os vespertinos sentirão sonolência um pouco mais tarde. Pesquisadores já comprovaram que durante o sono é o momento em que a temperatura interna do corpo está mais baixa.

... se alimentar
O organismo funciona em ciclos de três horas, independentemente do cronotipo das pessoas. Por isso, vespertinos, matutinos e mistos devem organizar seus horários de refeição a partir dessa regra. a alimentação é um sincronizador potente, ou seja, os horários de refeição influenciam diretamente no relógio biológico.
... trabalhar e estudar
Concentração é essencial para qualquer estudante tirar boas notas e para que um profissional se destaque no trabalho. Para saber a faixa de horário em que temos mais atenção vale a mesma regra das atividades físicas, quando o organismo tem sua melhor performance no dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário