sexta-feira, 1 de abril de 2011

Viva o Verde... Decoração.

Samambaia: muito utilizada nos anos 80, volta com força total no paisagismo, é uma excelente opção para decoração de banheiros, pois pode ser cultivada em locais úmidos.


"No Brasil em se plantando tudo dá", este famoso ditado vai muito além de uma simples frase, em tempos de discurso verde, uma pergunta que não parece calar entre os paisagistas comtemporâneos é: porque se desesperar para cultivar plantas estrangeiras se, com menos esforço e muito mais benefícios, é possível ter um lindo jardim de plantas nativas???
Segundo Paul Spencer, paisagista responsável pela cenografia  dessa edição do Senac Rio Fashion Business, esta é a hora de enfatizar o que é sustentável, sem contar que os jardins nativos atraem animais e insetos que perderam seus espaços nas grandes cidades. Plantas brasileiras como: arruda, jibóia, espada-de-são-jorge e comigo-ninguém-pode, dão um ar rústico e natural aos ambientes e misturar várias plantas diferentes também é uma ótima opção para quem quer criar uma marca original ao espaço. Sem dúvida nenhuma cultivar plantas nativas é a atitude mais in do paisagismo moderno...
Selecionei algumas plantas bem bacanas para se ter em casa e, algumas segundo tradições, ao mesmo tempo em que decoram também ajudam a afastar energias negativas, purificar ambientes, combater mal olhado e até atrair dinheiro, legal né... Então vamos conhecer um pouco mais sobre elas!





Espada-de-são-jorge: Ótima para quem quer um jardim, mas não tem tempo para cuidar das plantas. Super resistente, pode ser cultivada tanto ao sol forte quanto a meia sombra.
Há quem acredite que a espada tem poder de purificar ambientes e proteger a alma.











Comigo- ninguém-pode: Ideal para ambientes internos, mas cuidado, ela é tóxica e, ao ser ingerida, pode levar á asfixia ou á perda temporaria da fala. Segundo a tradiçao popular, a planta deve ser colocada na entrada da casa para combater as energias negativas.
                                                                               
                                                                                Arruda: Super popular desde o Império Romano adaptou-se muito bem ao clima tropical. Tem propriedades medicinais, espanta pragas e, dizem os supersticiosos, combate o mau-olhado. E tudo isso em troca de um pouco de sol direto e pouca água.




Jibóia: É muito utilizada em jardins internos, pois deve ser cultivada á sombra. Na cultura popular tem fama de ajudar a atrair dinheiro.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário