terça-feira, 28 de setembro de 2010

Santo Grão

Pesquisando a pele de pessoas que trabalham na plantação de café, o biólogo e químico Joe A. Lewis descobriu que a bebida mais popular do mundo, quando em estado de fruto, mantinha a pele das mãos dos agricultores lisas e livres de manchas, enquanto o rosto, pescoço e braços sofriam com as queimaduras solares. A partir dai, Lewis e sua equipe descobriram um poderoso antioxidante: o coffeeberry. O cientista já trabalha a mais de 30 anos descobrindo substâncias anti-idade e já participou da descoberta de duas substâncias maravilhosas: alfa-hidroxiácidos e a idebenona.
Em entrevista a revista Elle, Lewis esclarece algumas dúvidas bem interessantes, vale a pena conferir os melhores momentos...

  •    De que parte do grão vem o coffeeberry?  Para a ação cosmética, usamos o fruto e a semente no estágio semimaduro, quando deixa de ser verde e começa a ter manchas avermelhadas. É nessa fase que se encontra a maior concentração de polifenois (antioxidantes)

  • Qual a diferença entre esse ativo e antioxidantes como cacau, chá verde e vitamina C? Ele contém um mix de polifenóis (os ácidos ferúlico, clorogênico e quínico), que demonstraram ter uma capacidade anti-idade maior do que os ativos mencionados. Estudos apontaram que o cacau possui menos de 50% de antioxidantes do que o coffeeberry, que também se mostrou superior ao chá verde, ao mirtilo e ao açaí. A vitamina C é poderosa, mas, por outro lado, oxida facilmente e tem menor quantidade de polifenóis.

  • Quais os resultados comprovados cientificamente com o uso contínuo desse ativo? Com cerca de seis semanas de aplicação, duas vezes por dia, é possível notar a pele mais clara e luminosa. As rugas ficam menos evidentes após dois meses, dependendo do tipo de pele e da resposta de cada um ao tratamento
.

  • Se o tratamento com antioxidantes for interrompido, o problema volta? Pode demorar semanas ou meses, mas a pele volta ao que era antes, sim. Trata-se de uma terapia para a vida toda. É como afirmar que você não precisa mais tomar água depois de alguns copos, pois já está hidratada. O mesmo ocorre com o colágeno – se ele foi destruído, não volta da noite para o dia, pois precisa de estímulo para ser produzido novamente.

  • Qual é a tendência nos tratamentos de pele?
    A personalização, levando em conta os fatores genéticos e hábitos pessoais. As mulheres não precisarão ter 300 tipos de creme. Usarão um produto sob medida para a pele delas e irão gastar menos.
Fiquei bemmmm animada com essa descoberta, ainda não sei se já existem produtinhos com esse poderoso antioxidante, mas assim que descobrir aviso vocês, to tão empolgada que vou beber um cafézinho agora...

3 comentários:

  1. Eu uso o creme e achei o resultado incrivel. biejo, Dani-Lonrina

    ResponderExcluir
  2. Li, que entrevista bacana. Adorei esta na Elle desse mês, na nacional?
    Fernanda Souza-Sp

    ResponderExcluir
  3. Será que tomar café tb traz tantos beneficios??? podia ne, porque sou viciada
    Solange Mendes

    ResponderExcluir