quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Visite Istambul, uma cidade em dois continentes...

Dois universos se encontram no "lugar mais descolado do mundo" 

Mesquita Azul
Istambul é o nome dado à antiga Constantinopla, que foi a última capital do Império Romano do Oriente. Em 330, o imperador romano Constantino mudara o antigo nome de Bizâncio para Constantinopla. Após queda de Roma em 476, a parte oriental do império ainda se manteve de pé até 1453, quando os turcos otamanos tomaram a cidade. Mudaram seu nome novamente, chamando-a de Istambul. 


O Grande Bazar de Istambul
A fascinante Istambul fica no estreito de Bósforo, que separa os mares Negro e Mármara e os continentes da Europa e Ásia. É a única cidade do mundo com um pé na Europa e outro na Ásia. Há uma ponte ligando os continentes, ou seja, de um lado dessa ponte estamos na Europa e, do outro, na Ásia. Há uma placa no meio dela dizendo "Welcome to Asia" e "Welcome to Europe". Uma outra maneira fácil e agrádavel opção de "saltar" de um continente para outro é tomar um barco-ônibus que vai e vem entre as margens européia e asiática, permitindo-nos apreciar palácios, fortalezas e antigas residências de madeira. Do barco, a vista que se tem do céu todo recortado por minaretes das exóticas mesquitas, aliado ao som melancólico que vem delas, faz-nos pensar que Istambul é uma cidade mítica, das "Mil e Uma Noites".

Obelisco de 3.500 anos

Não importa o quanto você conheça do mundo: Istambul vai lhe impressionar. A maioria das atrações de Istambul se concentra em Sultanahmet, o centro da antiga Constantinopla. É nesse bairro que fica o famoso palácio onde moravam os sultões otomanos, o Topkapi.
Uma visita imperdível é a Mesquita Azul. Os turcos a chamam de Mesquita do Sultão Ahmet, pois foi construída em 1609, por ordem de Ahmet I, o 14º. sultão otomano. Essa maravilha da arquitetura otomana tem 4 minaretes nos cantos, dois em um pátio ao lado e uma grande abóbada no centro que, com certeza, foi um desafio para o arquiteto que a projetou.
Em frente à mesquita há um grande obelisco (Dikilitas) que constitui o mais antigo monumento de Istambul. Data do século XV a.C., o que quer dizer que tem uns 3.500 anos! Esse obelisco e ainda outros monumentos do lado são o restou do que foi um hipódromo do Império Bizantino. Foi o imperador bizantino Teodósio I que trouxe o obelisco do templo de Amon, em Karnak, na região de Luxor, no Egito.
Outro lugar interessante e que deve ser incluído em uma visita a Istambul é a cisterna subterrânea de Yerebatan, do ano 532, o maior dos reservatórios de água do período bizantino. Como era comum nas guerras os soldados inimigos destruírem os aquedutos e envenenarem a água, foram construídas grandes cisternas para armazenar água.

  
Na cisterna de Yerebatan, não há como não se impressionar com a atmosfera mística provocada pelo efeito de luzes e pela música clássica que se escuta em seu interior. Por isso mesmo escolheram o local para rodar uma das cenas de um filme de James Bond (o 007). No fundo da cisterna há duas colunas cujas bases são a cabeça da Medusa (a figura grega mitológica com cobras na cabeça). Em uma coluna a cabeça é virada para o lado e na outra para baixo. Super estranho! 

Istambul possui um importante museu arqueológico (Arkeoloji Müzesi), situado próximo de Santa Sofia. Seu acervo reúne, além de cerâmicas, bronzes, estátuas e jóias, diversas urnas funerárias, entre elas a de Alexandre, o Grande.  O Grande Bazar de Istambul, um dos maiores mercados cobertos do mundo, divertido e movimentado, possui centenas de lojinhas distribuídas por uma rede de passagens formando “ruas”.

A única cidade do mundo com uma parte na Europa e outra na Ásia

Um comentário: