terça-feira, 28 de agosto de 2012

Hospital do Câncer de Barretos - Orgulho Nacional


Na década de 60, o único hospital especializado para tratamento de câncer situava-se na capital do estado de São Paulo e os pacientes que apareciam no Hospital São Judas de Barretos com a doença, eram, em sua maioria, previdenciários de baixa renda, com alto índice de analfabetismo. Por isso, tinham dificuldades de buscar tratamento na capital, por falta de recursos, receio das grandes cidades, além da imprevisibilidade de vaga para internação. 

Em 27 de novembro de 1967, foi instituída a Fundação Pio XII e, conforme memorando 234, de 21 de maio de 1968, assinado pelo Dr. Décio Pacheco Pedroso, diretor do INPS, passou a atender pacientes portadores de câncer. 

Este pequeno Hospital contava com apenas quatro médicos: Dr. Paulo Prata, Dra. Scylla Duarte Prata, Dr. Miguel Gonçalves e Dr. Domingos Boldrini. Eles trabalhavam em tempo integral, dedicação exclusiva, caixa único e tratamento personalizado. Filosofia de trabalho que promoveu o crescimento da Instituição.

Devido à grande demanda de pacientes e ao velho e pequeno hospital não comportar todo crescimento, o Dr. Paulo Prata, idealizador e fundador, recebeu a doação de uma área na periferia da cidade e propôs a construção de um novo Hospital que pudesse responder às crescentes necessidades.

No ano de 1989, Henrique Prata, filho do casal de médicos fundadores do hospital, abraça a idéia do pai e com a ajuda de fazendeiros da cidade e da região realiza mais uma parte do projeto. O pavilhão Antenor Duarte Villela, onde funciona o ambulatório do novo hospital é inaugurado em 6 de dezembro de 1991.

Números que impressionam

3.000 atendimentos/dia
100% dos atendimentos via SUS 
1.342 municípios atendidos em 27 estados brasileiros 
6.000 refeições diárias 
13 alojamentos com capacidade para 650 pessoas (pacientes e acompanhantes), sendo dois infantis para atender os pacientes de outras cidades. 
409.033 atendimentos para 97.706 pacientes em 2009 
6 unidades móveis de prevenção percorreram cerca de 282.090km pelas estradas do país realizando exames preventivos de mama, pele, próstata e colo uterino em toda população. 
1.800 colaboradores e 200 médicos que trabalham em tempo integral e dedicação exclusiva. 
Déficit mensal de R$ 4,2 milhões – precisa muito de ajuda. 

Ampliação

Dando seqüência ao projeto que vem ganhando grandes proporções com a ajuda da comunidade, de artistas, da iniciativa privada e com a participação financeira governamental, outras áreas do hospital estão sendo construídas para atender via SUS, os pacientes com câncer que procuram o hospital.

Uma maneira que o hospital encontrou de homenagear os que contribuem com esta causa é colocar nos pavilhões os nomes dessas pessoas. 

Pavilhão Chitãozinho & Xororó
Neste Pavilhão estão localizados os departamentos de Radiologia, Radioterapia, Centro Cirúrgico – Pequenas Cirurgias, Hospital Dia e Departamento de Endoscopia. 

Pavilhão Sérgio Reis
O Laboratório de Patologia Clínica está situado no Pavilhão Sérgio Reis. No local são realizados exames nas áreas de hematologia, bioquímica, microbiologia, sorologia, fluídos orgânicos, dosagens hormonais, imunologia e marcadores tumorais. 

Pavilhão Xuxa Meneghel
Toda a parte de Oncologia Clínica (quimoterapia) do hospital pertence ao Pavilhão Xuxa Meneghel. São quatro salas com 56 poltronas e outras cinco com 36 leitos para quimioterapia. O local abriga as especialidades de Oncologia Clínica, Hematologia, Transplante de Medula Óssea (TMO) e Oncopediatria (quimioterapia infantil). 

Pavilhão Leandro & Leonardo
Os serviços de Medicina Nuclear, Fisioterapia, Odontologia e Fonoaudiologia estão localizados no Pavilhão Leandro & Leonardo. 

Pavilhão Gugu Liberato
Com 20 leitos individualizados a UTI do hospital é 100% humanizada. O paciente dispõe de uma equipe multidisciplinar, que inclui área médica, enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia e assistência social. 

Pavilhão José Serra
Com 8 salas totalmente equipadas para a realização de cirurgias, o Centro Cirúrgico do hospital está localizado no Pavilhão José Serra. No local são realizadas cirurgias nas áreas de cabeça e pescoço, urologia, ginecologia, tórax, neurocirurgia, aparelho digestório, partes moles, pele, mastologia, reconstrução, ortopedia e pediatria. 

Pavilhão Zezé di Camargo & Luciano
São 60 leitos para internação cirúrgica, onde as acomodações permitem que o paciente fique com acompanhante 24 horas, além de uma equipe multidisciplinar para acompanhar o tratamento de cada paciente. 

Pavilhão Sandy & Junior
Estes 60 leitos de internação são destinados à pediatria, transplante de medula óssea e pré e pós cirúrgico. Na área infantil o local também abriga uma brinquedoteca e uma Sala de Aula Hospitalar, para que as crianças em tratamento não deixem os estudos. 

Pavilhão Gian & Giovani
O Centro de Intercorrência Ambulatorial (CIA) está localizado no Pavilhão Gian & Giovani. O serviço é destinado para atender emergências relacionadas ao câncer. 

Pavilhão João Paulo & Daniel
O laboratório de patologia do hospital está localizado no Pavilhão João Paulo & Daniel. Realiza exames de peças cirúrgicas (mama, útero, ovário, próstata, estomago, cólon, reto, pulmão, entre outros), biópsia de vários tecidos, bem como de líquidos de derrames, secreções e “imprints”. 

Pavilhão Os Independentes 
O pavilhão abriga o setor de Radiologia. 

Pavilhão Rionegro & Solimões
O almoxarifado e gráfica do hospital estão abrigados neste pavilhão. 

Pavilhão Eunice Carvalho Diniz
Cozinha e refeitório do hospital estão localizados neste pavilhão. Diariamente são servidas 6.000 refeições na instituição. 

Pavilhão Rick & Renner
A farmácia do hospital está localizada no Pavilhão Rick & Renner. 

Pavilhão Alexandre Pires
O local abriga a lavanderia da instituição. Todos os dias são lavados 2.000 kg de roupa. 

Pavilhão Cezar & Paulinho
Departamento de Pessoal, Serviço de Medicina do Trabalho (SESMT) e vestiários estão localizados neste pavilhão 

Outras Unidades 

Unidade São Judas Tadeu - Unidade de Cuidados Paliativos 
O antigo hospital, São Judas Tadeu abriga hoje a Unidade São Judas Tadeu – Cuidados Paliativos. O serviço já referência nacional por oferecer um tratamento humanizado a todo paciente que chega até ao hospital. Entre os diferenciais do Serviço de Cuidados Paliativos, o hospital possui equipe multidisciplinar totalmente especializada, visita domiciliar aos pacientes da cidade, café da manhã ao ar livre com música ao vivo e com a participação de toda a equipe. 

Unidade Hospital de Câncer de Jales 
A terceira unidade da Fundação Pio XII está localizada no município de Jales, cidade localizada a 250km de Barretos. Serviços que serão oferecidos na unidade: Ambulatório, laboratório, prevenção, radioterapia, radiologia, pequenas cirurgias, endoscopia e quimioterapia. 


Alojamentos

O Hospital de Câncer de Barretos mantém, através de doações e trabalho voluntário, 13 alojamentos: dois deles são infantis com capacidade para acolher um total de 650 pacientes em tratamento, provenientes das mais diversas cidades brasileiras. 

A Casa Assistencial Santa Madre Paulina é o maior de todos os alojamentos com amplas salas de estar e repouso, refeitório, sala de jogos, capela, presença de psicólogos, enfermagem, lavanderia, medicamentos, alimentações, transporte gratuito até o hospital e principalmente o carinho dos voluntários e funcionários. 

Para auxiliar o hospital nas vagas de alojamentos oferecidas aos pacientes em tratamentos, diversas cidades e mantêm essas Casas de Apoio em Barretos. Elas abrigam os pacientes oriundos de suas cidades, que não possuem condições financeiras de se hospedar na rede hoteleira. 
Você quer ajudar? Clique http://www.hcancerbarretos.com.br/doacao


Nenhum comentário:

Postar um comentário