sexta-feira, 24 de julho de 2009

Os produtos da Apple no Brasil são os mais caros do mundo (artigo completo)




Mais um estudo nos ajuda a ter uma ideia de como o Brasil está caro. O site da “Forbes“, com base em dados de uma empresa alemã, informa que, em média, um produto da Apple no Brasil custa R$ 2.388,00 a mais do que em qualquer outro país.

Os produtos da Apple no Brasil são 28% mais caros que a média dos demais países, segundo o autor do texto, o jornalista Kenneth Rapoza. A explicação que ele dá para essa situação está nos altos impostos pagos no País. Mas ele insinua, também, que o fato de os brasileiros valorizarem muito o status social permite que os produtos sejam caros.

País caro 



Este mesmo Radar Econômico, em parceria com o caderno Link, do Estadão, mostrou no ano passado que o iPad no Brasil é o mais caro do mundo. Entre os fatores está carga tributária, que equivale a mais de 50% do preço do produto. 

Outra pesquisa aponta que o Brasil é um caso raro de país emergente em que o custo de vida já é superior ao dos Estados Unidos. Esse estudo falava de impostos, mas também apontava a valorização do real como um fator importante, pois leva os produtos nacionais a ficarem mais caros quando avaliados em dólar. 

Lucro Brasil 

A carga tributária é um problema que emperra o crescimento econômico do País, mas não se pode afirmar que a sua redução automaticamente provocaria uma queda no preço dos produtos na mesma proporção. Parte da desoneração muitas vezes acaba sendo abocanhada pelos produtores ou varejistas, de modo que não chega ao consumidor final. 

Conforme o Estadão noticiou recentemente, o corte do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre eletrodomésticos e eletroeletrônicos não gerou queda no preço desses produtos. Ao contrário, essas mercadorias ficaram até um pouquinho mais caras depois da desoneração. 

Antes disso, em setembro do ano passado, o Estadão lembrava que, alguns economistas apontam não só o já conhecido “custo Brasil”, mas também o ”lucro Brasil” como um elemento que torna os produtos daqui mais caros. O argumento é o de que no País a possibilidade de lucrar em determinados setores é maior, por causa da proteção de alguns mercados, como o de carros. No mesmo mês, o banco Morgan Stanley divulgou uma análise na qual afirmava que os fabricantes de veículos instalados no Brasil tinham “lucros mais altos que o normal”. 
Vaidade 

O jornal “International Herald Tribune“, versão internacional do “New York Times”, recentemente publicou uma reportagem sobre o mesmo assunto. Nela, enfatizava que, além do câmbio e dos impostos, a vaidade dos brasileiros era um dos fatores que explicam os preços altos no País. 

Na ocasião, o brasileiro Carlos Eduardo Xavier, da McKinsey, disse ao jornal: “A exibição é uma parte muito importante [no Brasil]. É importante mostrar que a camisa polo que ele está usando é da Ralph Lauren. [...] Acho que isso é mais importante para os brasileiros do que para outros”. Você concorda? Silvio Crespo/Radar Econômico

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