O filhote de pangolim pode ser bonitinho, mas não é fofo, ao menos literalmente falando
O pangolim é o único mamífero com escamas de queratina cobrindo a pele. As escamas dos répteis também são de queratina.
Pangolins são os únicos representantes da família Manidae e ordem Pholidota. A ordem é muito antiga, com representantes fósseis datando do Eoceno na Europa, América do Norte e Ásia.
O Povo da China e da Índia há muito tempo chama o pangolim de peixe da floresta, pois sua aparência é muito estranha para um mamífero.
É quase completamente coberto de grandes escamas córneas, ligadas à pele como se fossem unha e dispostas umas sobre as outras como telhas num telhado. É o único mamífero com esse tipo de proteção, tão dura que chega a arranhar alguns metais. Lentos e desajeitados, os pangolins seriam presa fácil para os carnívoros se sua armadura não fosse bastante resistente para protegê-los. Como o tatu-bola e o ouriço, o pangolim pode enrolar-se totalmente e assim fica protegido dos predadores.
Existem 7 especies desse estranho mamíferos, 4 na Africa e 3 na Ásia, todas elas semelhantes em aparência e hábitos. O pangolim de cauda comprida é essencialmente arborícola e vive nas planícies do sul e leste da África. O pangolim de cauda curta, também chamado de pangolim-indiano, vive em pares na Índia e em Sri Lanka.
É um animal sossegado. Dorme numa toca profunda durante o dia e se alimenta à noite, principalmente de cupins e formigas, que apanha com sua língua comprida e pegajosa. [saudeanimal]
Nenhum comentário:
Postar um comentário