quinta-feira, 2 de maio de 2013

5 animais absurdamente pequenos

Um cavalo com 20 centímetros de altura, macacos que cabem na palma da mão... Conheça a seguir 5 animais que provavelmente farão você se sentir gigante
5. Sagui-leãozinho

O menor macaco do mundo cresce no máximo até 16 cm de altura e vive na Amazônia. O rabo, usado para manter o equilíbrio, tem 20 cm de comprimento. Esse animal costuma viver em grupos de até 9 indivíduos e, quando a fêmea dá à luz, o macho fica por perto para “ajudar” no parto. Ele também está entre os filhotes mais bizarros do mundo.

4. Homopus signatus

Embora seja grande em comparação a outros animais dessa lista (tem 11 cm de comprimento), essa tartaruga é 16 vezes menor do que a de Galápagos, a maior espécie conhecida – imagine um ser humano 16 vezes menor do que a maior pessoa que você conhece. Costuma viver escondida em rochas (o casco manchado ajuda na camuflagem) e, diferentemente de outras espécies, só bota um ovo por vez. 

3. Brookesia Micra

Descoberto em 2012, esse pequeno camaleão mal passa de 3 cm de comprimento – o que dificulta a vida de quem procura por ele. Durante o dia, se esconde sob as folhas no chão e, à noite, dorme sobre galhos de árvore.

2. Paedophryne Amauensis

Se você achou os outros animais dessa lista pequenos, vai se surpreender: o Paedophryne Amauensis mal chega a 1 cm (mede cerca de 0,8 cm), o que faz dele não apenas o menor sapo conhecido, mas também o menor vertebrado já visto. Vive em florestes de Papua Nova Guiné e emite sons agudos – que, embora não sejam facilmente ouvidos por humanos, ajudam cientistas a encontrá-lo.

1. Einstein, o mini-cavalo
Em 2010, na cidade de Nova Hampshire (EUA), nasceu o pequeno Einstein, que parou de crescer ao chegar a 50 cm de altura ganhando o título do menor cavalo do mundo. Curiosamente, ele não é um “cavalo anão”, apenas um animal muito pequeno. Seus “amigos” são um cavalo chamado Playboy e uma São Bernardo chamada Hanna, ambos consideravelmente maiores do que ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário