quarta-feira, 31 de julho de 2013

Cuidado com a baixa umidade do ar!

No inverno, é comum a umidade relativa do ar nas grandes cidades cair até abaixo dos 30%

Algo preocupante, quando se sabe que o ideal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é que ela varie entre 50% e 80%. É por isso que, quando os níveis estão entre 20% e 30%, as regiões entram em estado de atenção.

Tomar um copo de água a cada duas horas é o ideal
Umidade é bom

Você sabia que o ar seco faz as vias aéreas trabalharem ainda mais? Isso ocorre porque a mucosa nasal precisa umedecer o ar para que as trocas gasosas no pulmão mantenham certa quantidade de água. 
Quando o tempo está muito seco, as vias respiratórias fazem um esforço maior. 

Com isso, as defesas do corpo diminuem. Assim surgem as viroses, alergias, inflamações por bactérias, rinites (inflamação da mucosa do nariz que atinge cerca de 25% da população brasileira, segundo a OMS), sinusite (nos seios da face), asma...

Veja, a seguir, algumas dicas para umidificar o ar em sua casa e aliviar os problemas respiratórios.
  1. Beba bastante água. Um copo (200 ml) a cada duas horas é o ideal.
  2. Toalhas úmidas ou recipientes com água pelos ambientes da casa ajudam nos dias extremamente secos.
  3. Lave o nariz e os olhos com soro fisiológico pelo menos três vezes ao dia. Atenção: água da torneira não adianta, pois não é pura e contém cloro, o que irrita ainda mais as narinas.
  4. Use hidratante para a pele ao acordar e na hora de ir dormir.
  5. Para evitar rachadura nos lábios, principalmente se for ficar ao ar livre durante algum tempo, não se esqueça da velha e boa manteiga de cacau: é barata e infalível.
  6. Evite fazer exercícios físicos entre as 10 e as 16 horas.
  7. Finalmente, mas não menos importante, considere a compra de um bom umidificador de ar portátil para a casa. Há no mercado diversos modelos, silenciosos e que economizam energia. [terra]

Artista malaio faz retratos de celebridades à base de rabiscos

Para o ilustrador mediano, traçar linhas desorientadas não é a melhor maneira de criar retratos realistas

Entretanto Vince Low não é um ilustrador qualquer. O artista baseado em Kuala Lumpur, Malásia, de alguma forma, que a gente não consegue entender, consegue produzir retratos impecáveis de alguns dos maiores atores de Hollywood usando apenas rabiscos infantis.

Vince Low tem um portfólio impressionante de obras de arte, mas seu trabalho mais recente, chamada Faces, é particularmente atraente. Isso porque as representações incríveis de estrelas como Jack Nicholson, Morgan Freeman, Will Smith e Leonardo Di Caprio foram todas feitas exclusivamente com rabiscos em telas brancas. 

Confiram:







O nutriente colina melhora a atenção e a memória

Se o seu objetivo for manter o cérebro afiado, ou apenas favorecer a saúde do seu fígado, a colina é um nutriente recomendado pela ciência


Segundo dois estudos publicados nas respectivas revistas científicas, Nutricional Neuroscience e Behavioural Brain Research, o nutriente colina, presente nos ovos, fígado de frango e novilho, soja, gérmen de trigo, melhora a memória a longo prazo e a capacidade de atenção.

Este efeito da colina, que é um nutriente essencial que faz parte do complexo B de vitaminas, foi comprovado por enquanto por pesquisadoras da Universidade de Granada.

No primeiro experimento, alimentaram diversos ratos com um suplemento de colina na última etapa da gestação, avaliando a capacidade de memória de seus descendentes quando estes chegaram à idade adulta. 

No segundo experimento realizaram testes de aprendizagem com ratos alimentados com suplemento de colina, descobrindo-se que, com respeito a um grupo controle que não havia ingerido a vitamina, estes animais mantinham melhor atenção quando eram apresentados a um estímulo familiar. Via | La Razon [ndig]

Empresa suiça aluga carros falsos de polícia para as pessoas protegerem suas casas

Quem precisa de um sistema de segurança caro quando você tem um carro da polícia estacionado em frente a sua casa?

A partir disso o empresário suíço Andras Birrer decidiu alugar carros de polícia falsos para as pessoas que viajam muito ou vão sair para uma viagem prolongada.


Tudo começou com um anúncio para um jornal local na cidade de Andras Birrer de Sursee, perto de Lucerna. O proprietário de uma empresa de aluguel de automóveis, Birrer teve a brilhante ideia de pintar um Hyundai i40 nas cores da polícia suíça, ajustá-lo com luzes de advertência e anunciá-lo como uma forma eficaz de desencorajar os assaltantes. O anúncio do jornal dizia: “Não quer sua casa arrombada? Você está saindo de férias em breve? Alugue o nosso carro de polícia, e deixe-o estacionado em frente a sua casa o tempo todo”.

Era para ser um golpe publicitário, mas o anúncio teve tantas pessoas interessadas, que o mecânico suíço decidiu fornecer o serviço incomum. Agora, ele tem toda uma frota de réplicas de carros de polícia, disponíveis por US $ 270 por semana. Como a condução de veículos da polícia é ilegal para quem não é membro da polícia, os carros de Andras Birrer são entregues no local desejado por caminhão, onde devem permanecer parado até o fim do período de aluguel acordado. Os policiais da Suíça dizem que são céticos sobre a eficiência destes carros falsificados. [dinamitou]

Mulher aciona 'botão do pânico' em Vitória e polícia faz primeira prisão

Vítima diz que recebe ameaças do ex-marido há cerca de dois anos. Ferramenta começou a ser usada por mulheres da capital em abril de 2013.



Pela primeira vez após a distribuição de botões do pânico para mulheres de Vitória, um homem foi preso na capital, na tarde desta quinta-feira (25), no bairro Jabour. Uma dona de casa, que não quis ser identificada, acionou o equipamento após receber ameaças do ex-marido. Segundo a vítima, a situação é frequente há dois anos. O homem foi encaminhado à Delegacia da Mulher.
Mulheres vítimas de violência doméstica começaram a receber botões do pânico em abril deste ano. Trata-se de um dispositivo eletrônico de segurança preventiva que possui GPS e também gravação de áudio. No momento em que o botão é pressionado, disponibiliza um processo de escuta e a central de monitoramento recebe um chamado. A Guarda Municipal da capital disponibiliza quatro viaturas para atenderem exclusivamente as demandas relacionadas à Lei Maria da Penha geradas por meio do dispositivo.
A vítima contou que uma medida protetiva da Justiça obriga que o ex-marido mantenha distância de, pelo menos, 300 metros dela, mas isso não era cumprido. Na tarde desta quinta ela recebeu o botão do pânico e cerca de três horas depois precisou acioná-lo.

O ex-marido foi até a casa da mulher e fez várias ameaças. "Foi então que eu apertei o botão do pânico”, contou. A Guarda Municipal de Vitória foi até a residência dela.

Após a prisão, a dona de casa contou que se sente mais segura. “Eu apanhei dele três vezes, até chegar ao ponto que cheguei hoje. Mas agora estou muito feliz com a proteção que estou tendo e gostaria que todas as mulheres também tivessem essa proteção”, disse. [g1.globo]

Google usa seus e-mails para direcionar anúncios

O Google utiliza os dados dos e-mails que você troca para direcionar os anúncios que aparecem na sua caixa de entrada do Gmail

Este sistema de publicidade significa, basicamente, que você vai se deparar com propagandas mais relevantes, ao invés daquelas aleatórias.

A empresa disse que o sistema usa sinais similares aos utilizados pela função “Caixa de Entrada por Prioridade”, lançada em agosto de 2010 e tenta selecionar quais dos seus e-mails são mais importantes. Estes sinais incluem quem te mandou a mensagem, se você leu ou não, e as palavras-chave da mensagem.

Por exemplo, se você troca e-mails com seus amigos sobre cozinhar, e você lê as respostas, o Gmail pode começar a mostrar anúncios relacionados à cozinha, receitas ou objetos para cozinhar. O Google disse que pretende melhorar o sistema existente de propagandas, o que reduziria o número de anúncios em um terço.

Mesmo assim, parece estranho pensar que seu e-mail é investigado. Contudo, o Google avisa que o sistema é totalmente automático, nenhum humano lê suas mensagens e nenhuma informação pessoal é enviada aos anunciantes. Eles só querem aumentar as chances de você clicar em algum banner. Claro, estas são as declarações oficiais.

Como vários outros destaques do Google, este novo sistema é acionado automaticamente, mas você pode desabilitá-lo nas ferramentas do servidor de correio eletrônico. [Msnbc]

A cerveja é mais tóxica do que pensamos

Agora ferrou tudo! Não é uma notícia muito agradável, mas ei... alguém tem que fazê-lo


O caso é que precisamos olhar com muito cuidado um estudo do Instituto de Tecnologia de Munique, que sugere que a cerveja tem altos níveis de arsênico. Não é novidade que a cerveja contém esta substância tóxica, mas agora descobriram que tem concentrações bem maiores do que os apontados. 

Para realizar esta pesquisa, o Instituto de Tecnologia de Munique analisou 140 cervejas de origem alemã. Graças a estas amostras comprovou que os níveis de arsênico superam os 10 microgramas por litro, uma quantidade bem maior que a recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Os especialistas descobriram que o material empregado para filtrar a cerveja, a fim de que no engarrafamento tenha um aspecto mais claro, é a causa da grande quantidade de arsênico contido nas cervejas. Este material é um tal de diatomito, uma rocha calcária muito porosa e absorvente, formada pela precipitação dos restos microscópicos das carapaças das diatomáceas - um tipo de alga -, formadas por compostos de sílica, mas também por arsênico, chumbo e outros metais pesados. 

Contudo, eles acham que os níveis encontrados não representam ainda um problema de saúde. Fonte: Science Daily [ndig]

12 Perfumes masculinos que elas mais gostam

Sessão Vale Reprise
Matéria originalmente publicada em 21 de novembro de 2012

O Perfume Certo é uma Poderosa Arma de Sedução

Dizem - não sei se esta história é verdadeira - que na década de 90, a revista PlayBoy americana reuniu 10 estrelas do cinema internacional e fez o "Teste do Cheiro" durante 15 dias com os melhores e mais famosos perfumes masculinos. Cada dia, elas cheiravam um dos perfumes - sem saber o nome - e votavam. Resultado: o POLO obteve 90% da preferência.

Acho que 90% é um pouco exagerado, mas, de qualquer maneira, de lá para cá surgiram dezenas (talvez, centenas) de novas fragrâncias. Assim, eleger "o" perfume que elas mais gostam é missão impossível, mas, quem sabe, na lista abaixo está o preferido delas?

Vou arriscar fazer uma lista dos "12 perfumes que elas mais gostam" sem, entretanto, estabelecer um ranking de primeiro, segundo, terceiro, etc. Vamos lá:


                 Armani Code Eau de Toilette
                      Diesel Only the Brave
                           Hugo Boss Eau de Toilette
                                Black Ferrari
                                     Joop Eau de Toilette
                                          Polo Blue Ralph Lauren
                                               One Million Paco Rabanne
                                                    007 James Bond
                                                         Gucci Guilty
                                                              Fahrenheit Christian Dior
                                                                   Davidoff Cool Water
                                                                        Carolina Herrera
  



terça-feira, 30 de julho de 2013

10 fatos deprimentes sobre a humanidade

A seguir, você confere 10 conclusões científicas “deprimentes” a respeito da humanidade, compilados por Karl Smallwood, do site Listverse

Embora muitos busquem soluções (ou, ao menos, explicações que permitam criar soluções), nem todo estudo científico é animador, e há descobertas que, ao invés de dar esperança às pessoas, podem fazer com que desanimem. 

10. Obesidade é tão alarmante quanto fome
De acordo com relatório de 2012 do Global Burden of Disease Study (que investiga o impacto global ou regional de certas doenças, ferimentos e fatores de risco), de 1990 a 2010 o índice global de obesidade aumentou em 82% – e isso não significa que há muito menos pessoas morrendo de fome.

9. “O que eu quero de Natal: um pai”
Um estudo feito em 2012 com 2 mil famílias das cidades de Westfield London e Westfield Stratford City (Inglaterra) mostrou que, entre as crianças, o 9º pedido de Natal mais comum era “um pai” – “uma mãe” foi o 23º. Não é preciso um grande esforço para concluir que esse tipo de coisa não é exclusiva de um país.

8. Ajudamos nossa família por obrigação
Ao investigar o fenômeno da empatia (a capacidade de se colocar no lugar do outro, basicamente), a psicóloga Lidewij Niezink concluiu que, enquanto ajudamos amigos porque nos identificamos com eles, tendemos a ajudar nossos familiares tanto por obrigação social como por esperar algo em troca, de modo subconsciente.

7. Repetição pode fazer você acreditar em uma “falsa maioria”
Em 2007, pesquisadores da American Psychological Association (APA) divulgaram um estudo segundo o qual receber repetidamente uma opinião de uma fonte teria o mesmo efeito de receber essa opinião de várias fontes – em outras palavras, cria-se uma ilusão a respeito do número de pessoas que defendem uma ideia.

6. Opiniões contrárias podem reforçar as nossas
Existe um fenômeno conhecido como “viés de confirmação”, em que as pessoas tendem a preferir informações que estejam de acordo com suas crenças – mesmo que as informações sejam falsas. Uma das possíveis consequências disso é que, ao ouvir uma opinião contrária, podemos acabar ignorando o que o outro tem a dizer, o que dificulta o diálogo.

5. Nós nos achamos “acima da média”
Outro fenômeno que pode atrapalhar discussões é o “viés acima da média”, que leva muitas pessoas a se considerarem melhores do que “a maioria”, seja a respeito de alguma habilidade, seja quanto a seu nível de conhecimento sobre determinado assunto.

4. Simples mudanças de palavras podem nos convencer
Publicado em 1981 na revista Science, o estudo “The Framing of Decisions and the Psychology of Choice” (“O Suporte de Decisões e a Psicologia da Escolha”) mostrou como uma redação “bem feita” pode nos convencer de uma ideia que, colocada de outra maneira, rejeitaríamos. É por conta desse fenômeno que se diz que um produto está “mais barato” ao invés de “menos caro”, por exemplo.

3. Conhecimento dificulta as coisas
O artigo “The Curse of Knowledge” (“A Maldição do Conhecimento”), divulgado em 2007 pela American Physical Society, apontou um problema enfrentado por quem estudo um tema a fundo: quanto mais você souber a respeito de algo, mais difícil vai ser encontrar alguém que tenha conhecimento suficiente para discutir a respeito – e menos paciência você terá, com o passar do tempo, para explicar o assunto.

2. Ver algo constantemente pode fazer com que gostemos dele
Retratado em diversos estudos, o “efeito da mera exposição” pode ser especialmente útil na Publicidade: quanto mais vemos algo ou alguém, maior é a tendência a vermos esse algo ou alguém de maneira positiva. Embora haja um limite (quem nunca escutou uma música até “não aguentar mais”), é um fenômeno difícil de controlar, porque não depende tanto da vontade da pessoa.

1. Coisa ruins acontecem “sem razão”
Embora haja um certo consolo no pensamento de que “tudo ocorre por uma razão”, essa ideia pode ser perigosa, porque pode nos levar a acreditar que os envolvidos em uma tragédia “mereceram” esse sofrimento.

Uma crença menos perigosa é a de que é possível extrair algo bom (uma lição, um conhecimento, um afeto) de um fenômeno ruim. [Listverse[Hypescience]

Xô, ressecamento! Óleos de banho potencializam hidratação no inverno

Que o friozinho dá aquela preguiça, ninguém pode negar, mas os óleos corporais estão aí para facilitar sua vida. Hidratação power no banho já!


Entenda como os óleos de banho agem para deixar sua pele ma-ra-vi-lho-sa! (Foto: Shutterstock)
O clima do inverno costuma deixar a pele mais ressecada e, se isso não bastasse, ainda existe um outro inimigo durante o friozinho: a preguiça! Fala sério se não bate a maior moleza de sair do banho, no frio, e ainda ter que aplicar cremes e mais cremes para melhorar o aspecto da pele? Pois é, mas nem tudo está perdido. Para que você consiga resolver essa situação existem os óleos corporais. Além de você poder aplicá-lo ali mesmo, dentro do box, quentinha no vapor do banho, ele ainda age com maior eficácia na cútis.

Os óleos corporais formam uma camada oleosa sobre a superfície da córnea (camada mais externa da pele), promovendo uma grande retenção de água, mais que um hidratante comum”, destaca Dra. Silvia de Mello, dermatologista do Núcleo de Saúde e Beleza da Clínica Ivo Pitanguy. Maravilhoso, né? Sem falar que esses produtos rendem horrores e ainda deixam um cheirinho muito bom na pele!

Agora, se sua pele não é lá tão ressecada assim ou é até oleosa, evite esse tipo de produto. E, em dias muito quentes, os óleos também não são recomendados, “pois irão fazer um efeito ‘tampão’, atrapalhando a transpiração normal da pele”, conta a Dra. Silvia. Entre os tipos de óleos existem os minerais e os vegetais e, na hora de escolher qual você vai usar leve em consideração o que deixa a sensação mais gostosa em sua pele.

Natura Sève Folhas de Canela, R$ 63,90; Acqua Di Parma, R$ 292; Óleo de Amêndoas L'Occitane, R$ 118; Óleo com Chá Verde e Verbena, Anna Pegova, R$ 36; Óleo de ameixa, O Boticário, R$ 46,99; Óleo de Pequi Amazônia Viva, R$ 54. (Foto: Divulgação)

* Minerais: "Estes óleos podem causar danos à pele, como o fechamento dos poros que, por sua vez, desencadeia ações comedogênicas e acneicas", explica a Dra. Geana Lima, dermatologista do Studio & Laser Centro Estético.

* Vegetais: "Os óleos vegetais aumentam a proteção da pele contra a perda excessiva de líquidos, permitem a respiração cutânea e assimilam a luz solar. Também auxiliam a recuperação de peles rachadas e ressecadas, normalizando e reforçando a estrutura do tecido. Ao contrário dos óleos minerais, os de origem vegetal causam menos reações citotóxicas e alérgicas”, completa a dermatologista.

Agora você já sabe tudo para investir em um bom óleo de banho e não se arrepender! Mas vale lembrar que nem por isso o hidratante comum deve ser deixado de lado, já que os dois possuem funções diferentes e podem se complementar para deixar a pele perfeita. “O creme hidratante é capaz de alcançar camadas mais profundas da derme, hidratando a pele”, conta a Dra. Geana. A especialista ainda dá a dica para potencializar os resultados: aplique o creme hidratante após o banho e, em seguida, passe o óleo corporal, caprichando nas áreas mais ressecadas, como cotovelos, joelhos e calcanhares. Pronto, sua pele (e o guapo que vai tocá-la) agradece!

Hipnose faz mulher inglesa emagrecer 25 kg

A inglesa Marion Corns, de 35 anos, perdeu 25 kg depois de um especialista em hipnoterapia tê-la feito acreditar ter tido colocado uma banda gástrica

Se trata de uma banda de silicone colocada no estômago, para diminuir a capacidade de receber grandes quantidades de comida de uma só vez.

Durante o tratamento, quando ainda pesava 95 kg, ela foi hipnotizada e o procedimento cirúrgico foi guiado passo a passo, como se ela estivesse sendo realmente operada. Após a “cirurgia”, foi dito a ela que seu estômago havia diminuído para o tamanho de uma bola de golfe e o seu cérebro aceitou esta ilusão, como ocorre com muitos pacientes de hipnose.

Depois de quatro meses, Marion pesava cerca de 70 kg


A mãe de três filhos diz não conseguir comer nada além de uma pequena porção de alimento. Marion Corns continua emagrecendo em média 1,5 kg por semana, porque foi levada a acreditar ter uma banda gástrica no estômago. Ela diz se lembrar cada detalhe do “procedimento”.

O tratamento foi realizado na Espanha, onde ela morava na época. Foram necessárias cinco sessões de hipnoterapia. Passou por sessões preparatórias, para se familiarizar com o processo. O ambiente também foi preparado com aromas para simular o ambiente hospitalar. Além disso, o som de instrumentos cirúrgicos sendo manipulados era tocado no fundo.

Ela diz realmente sentir dores como se seu estômago estivesse esticando, se come um pouco a mais.

Apesar de a cirurgia ser imaginária, tem muitos benefícios. Não utiliza anestesia e é muito menos arriscada. Além de fazer os pacientes repensarem toda a sua atitude para com a alimentação e adotarem um modo de se alimentar mais saudável. E não é uma solução temporária, os seus resultados duram a longo tempo. [The Sun] [Hypescience]

Você sabia que existe água em pó? Ela pode salvar plantações no México

Entre as diversas invenções inusitadas e surpreendentes que a ciência faz, a água em pó, sem dúvida, é algo totalmente fora do senso comum


Se você não sabia que existia água em pó, este é o momento para se ficar surpreso. A água em pó havia sido inventada em 1968, mas ela foi recentemente redescoberta, e finalmente encontram uma utilidade real para ela.

O pó, chamado Solid Rain (chuva sólida), parece açúcar e é feita de um material absorvente chamado poliacrilato de potássio, que é capaz de absorver líquidos em até 500 vezes o seu tamanho.

A água é absorvida pelo polímero e este pode ser armazenado durante um ano inteiro, sem deixar que a água evapore. No caso de uma plantação, quando o polímero é adicionado ao solo, as plantas, por meio de suas raízes, extraem a água para se alimentar.

A chuva sólida foi criada pelo engenheiro químico mexicano Sergio Jesus Rico Velasco e pode ser a melhor alternativa para salvar as plantas e suas culturas das secas intensas dos campos áridos.

A seca é um dos piores problemas que acarreta o México, e Velasco percebeu que o polímero à base de potássio poderia ser usado para resolver essa questão. A ideia inicial de Velasco, no entanto, era encontrar um material absorvente para ser utilizado em fraldas para que se pudesse absorver muito líquido em um espaço pequeno. Depois, veio à ideia de se utilizar esse mesmo dispositivo no solo.

Apenas 10 gramas de chuva sólida é preciso para absorver um litro de água, que em seguida se converte em um gel translúcido. O líquido, que fica retido neste gel, permanecerá ali por um ano sem evaporar ou vazar. A água só consegue sair quando entra em contato com as raízes das plantas dentro do solo.

A chuva sólida já está sendo comercializada e é vendida por cerca de $ 25 dólares o quilo, o que equivaleria a aproximadamente R$ 55 reais.


Para comprovar a sua incrível utilidade, o governo mexicano realizou um estudo, no qual observou durante uma temporada, os campos em que seus agricultores usaram a chuva sólida no estado semiárido de Hidalgo. Os resultados foram muito positivos. Houve um aumento de cerca de 300% da produtividade da cultura quando a chuva sólida foi usada nessas regiões.

Além disso, a chuva sólida ganhou recentemente o prêmio Ecologia e Meio Ambiente da Fundação Miguel Alemán, e já vem sendo utilizada no México há quase uma década. No entanto, Velasco passou a comercializá-lo em grande escala apenas no ano passado, tendo como grande importador seu vizinho, os Estados Unidos. 

Fonte: DailyMail Foto: Reprodução / Bigarise.com e divulgação [JornalCiencia]

6 mitos de diferenças na cama (e além) entre os sexos

As diferenças entre homens e mulheres quanto ao sexo são muito comentadas

Eles querem só diversão, elas comprometimento; eles querem beleza, elas segurança social. Mas nem todos os psicólogos concordam com isso.

Um grupo de psicólogos da Universidade de Michigan, liderados por Terri Conley, fez diversos estudos sobre o assunto e confirmou que a assunto não é tão simples. Veja abaixo seis diferenças de comportamento que talvez não sejam assim tão naturais:

1. Homens pensam mais em sexo

O clichê de que os homens pensam em sexo a cada sete segundos é mentira. É verdade, entretanto, que os homens pensam mais em sexo do que as mulheres. Mas não só em sexo: também em comida, dormir e outras necessidades corporais.

Em um estudo desse ano, os psicólogos pediram às “cobaias” que anotassem seus pensamentos durante o dia. Eles constataram que os homens pensam em sexo 18 vezes ao dia, enquanto as mulheres 10. Mas o resultado foi parecido também para comer e dormir. Então a cabeça do homem não é tão sexual quanto você imaginava.

2. Homens querem mais parceiras

Se você perguntasse para homens e mulheres com quantos parceiros eles gostariam de fazer sexo em certo período de tempo, provavelmente o número masculino será maior. Mas parece que alguns dos garanhões estão aumentando um pouco os números.

Calcular uma média não dá exatamente uma ideia real dos dados. Por exemplo, se você fizer a pergunta acima a 10 homens, 9 responderem 1, e um disser 20, a média será 2,9. Mas na realidade, a maioria dos homens não iria querer 3 parceiras.

Se ao invés da média, analisarmos a resposta mais comum, chegamos à conclusão de que tanto homens quanto mulheres dizem o mesmo: um.

Pesquisas são complicadas pois muitos dizem o que acham que deveriam dizer, e não a verdade. E isso piora quando o assunto é sexo, já que muitas pesquisas são aplicadas com estudantes universitários, que gostam de confirmar suas expectativas de masculinidade.

E quanto ao número real de parceiros que cada um tem? Estudos geralmente concluem que homens têm mais parceiros do que mulheres. Mas em 2003, pesquisadores descobriram que se você engana os participantes, revelando que eles estão conectados a um detector de mentiras, os homens revelam o mesmo número de parceiros que as mulheres.

3. Homens querem aparência, mulheres querem status

Um pensamento comum é de que os homens procuram mulheres “sexys” e atrativas, enquanto as mulheres estão mais preocupadas com o status (econômico e social) do alvo.

Quando psicólogos pedem às pessoas (a maioria universitários) para imaginar o parceiro ideal, é geralmente o que aparece. Mas um estudo de 2008 atesta que, quando em encontros rápidos, os envolvidos não se preocupam com essas características.

Imaginar o ideal evoca estereótipos sobre homens e mulheres – e também o que homens e mulheres deveriam fazer”, afirma Conley. “Mas quando alguém avalia uma pessoa real, é bem diferente”.

4. Mulheres têm menos orgasmos

As mulheres estão condenadas a ter uma vida com menos prazer?

Estudos sugerem que os homens têm mais orgasmos, mas Conley e seus colegas colocam um porém: as diferenças são enormes entre encontros de uma noite e relacionamentos. Ponto para as mulheres em situações estáveis.

Em um estudo de 2009, publicado no livro “Famílias como elas realmente são”, os pesquisadores perguntaram para mais de 13 mil pessoas sobre suas experiências sexuais. Eles descobriram que as mulheres chegam ao orgasmo três vezes menos do que homens em um primeiro encontro, e somente duas vezes em encontros repetidos. Mas em relacionamentos, elas têm 79% do número de orgasmos que os homens.

Portanto, as diferenças de resultados sugerem que ter um parceiro preocupado com a satisfação sexual feminina é mais importante do que a biologia.

5. Homens preferem sexo casual

Em um estudo de 1989, os pesquisadores treinaram jovens para se aproximar do sexo oposto de uma idade similar propondo sexo. Consegue adivinhar? 70% dos homens aceitaram as propostas femininas, mas nenhuma mulher aceitou as masculinas.

A resposta poderia ser que as mulheres não querem sexo casual. Mas é óbvio que fatores culturais estão em jogo. Quando as mulheres recebem uma oferta de alguém mais familiar ou muito atraente, elas ficam muito mais receptivas. Nesse caminho, as diferenças evaporam quando ambos os sexos foram questionados sobre ir para a cama com alguém famoso.

Conley, em um artigo ainda não publicado, disse descobrir que mulheres sendo incitadas a dormir com um estranho esperam que ele seja ruim no ato.

Mulheres aceitaram muito menos ofertas de sexo casual”, escreve ela, “porque o esperado é que ele tenha habilidades sexuais fracas”.

6. Mulheres são mais exigentes

A teoria evolucionária diz que os homens querem espalhar as sementes, enquanto as mulheres escolhem seu parceiro. Mas isso talvez não seja universal, de acordo com Conley e outros pesquisadores.

Um estudo de 2009 encontrou que as pessoas são mais exigentes quando são seduzidas por um parceiro em potencial, e mais fáceis quando estão tentando conquistar alguém. O experimento, conduzido em um ambiente real de encontros rápidos, revela que quando os homens tinham que ir até as mulheres, elas foram mais exigentes, e quando o contrário aconteceu, os homens foram mais.

Já que socialmente os homens costumam dar o primeiro passo, o sexo oposto acaba sendo mais seletivo. Talvez o problema não esteja nos desejos, mas nos costumes.[LiveScience] [Hypescience]

Erros cometidos em hospitais no país são evitáveis

Até 73% dos erros que acontecem dentro de hospitais brasileiros, como medicações trocadas ou operação de membros errados, poderiam ser evitados

É o que apontam estudos da Fiocruz apresentados no QualiHosp (congresso de qualidade em serviços de saúde) e que ajudaram o Ministério da Saúde a criar novas normas de segurança hospitalar que passam a valer a partir de 2014.

As pesquisas, feitas em dois hospitais públicos do Rio, encontraram uma incidência média de 8,4% de eventos adversos, semelhante aos índices internacionais.

No Brasil, no entanto, é alto o índice de problemas evitáveis: de 66,7% a 73%. Em outros países, a incidência variou de 27% (França) a 51% (Austrália).

Editoria de Arte/Folhapress 
Em números absolutos, isso significa que, em 2008, dos 11,1 milhões de internados no SUS, 563 mil foram vítimas de erros evitáveis.

Para Walter Mendes, pesquisador da Fiocruz e consultor do comitê do programa de segurança do paciente, embora haja limitações metodológicas ao extrapolar os resultados para o resto do país, os estudos indicam a magnitude do problema.

"É um quadro barra pesada. Nos países desenvolvidos, existem políticas de segurança bem consolidadas. Aqui estamos acordando com um pouco de atraso", diz ele.

Segundo Mendes, a política de segurança do paciente não pode ser vista em separado do "imenso caos" que vive a maioria dos hospitais.

"A questão é adotar mecanismos impeçam que o erro chegue ao doente", afirma.

A morte da menina Stephanie Teixeira, 12, que no ano passado recebeu vaselina em vez de soro nas veias, é um exemplo de erro evitável. Os frascos eram idênticos, e os nomes dos produtos estavam em etiqueta de mesma cor.

Para Angela Maria da Paz, gerente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), esses casos acontecem porque as instituições não seguem protocolos. "Existem ferramentas capazes de prevenir esse tipo de erro."

No Brasil, diz ela, os eventos adversos são subnotificados e, em geral, só se tornam visíveis quando viram caso de polícia. "Existe a cultura do castigo, as pessoas escondem, têm medo. O erro deve ser aproveitado como aprendizado, não para punição." Matéria completa na folha.uol.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Confira as principais frases ditas por Francisco durante sua visita ao Brasil

A Folha selecionou as principais frases que o papa Francisco disse durante sua passagem pelo Brasil na Jornada Mundial da Juventude

Sempre bem-humorado, o líder religioso fez várias analogias em seus discursos, principalmente, envolvendo o mundo futebolístico.


O papa Francisco é torcedor de arquibancada do San Lorenzo - o time do corvo - da Argentina e recebeu várias camisas de times brasileiros. Durante seus desfiles pelas ruas brasileiras, desceu de seu papamóvel para abençoar e beijar crianças.

Confira abaixo as principais frases do pontífice:

"Deus é brasileiro e vocês queriam um papa? "
ainda no voo para o Brasil, brincando com jornalistas

"Queria bater em cada porta, dizer 'bom dia', pedir um copo de água, beber um cafezinho, e não um copo de cachaça"
arrancando risadas da público em Manguinhos

"Estou fazendo como você falou: não estou respeitando as regras e fazendo a maior bagunça"
em conversa bem-humorada com o "professor" Paes, prefeito do Rio

"Não é deixando livre o uso das drogas que se conseguirá reduzir a difusão e a influência da dependência química"
condenando propostas de legalização das drogas

"Saiam às ruas como fez Jesus"
pedido feito pelo papa aos jovens em seu discurso na praia de Copacabana no sábado

"Jesus nos oferece algo muito superior que a Copa do Mundo!"
fala de Francisco ao convocar os fiéis a se transformarem em "atletas de Cristo"

"O futuro exige hoje reabilitar a política, uma das formas mais altas de caridade."
disse, de improviso, durante discurso feito à sociedade civil no Theatro Municipal do Rio

"A igreja sabe ainda ser lenta no tempo para ouvir, na paciência para costurar novamente e reconstruir? Ou a própria igreja já se deixa arrastar pelo frenesi da eficiência?"
questionou Francisco durante discurso feito a bispos brasileiros

"Não há lugar para o idoso, nem para o filho indesejado; não há tempo para se deter com o pobre caído à margem da estrada. Às vezes parece que, para alguns, as relações humanas sejam regidas por dois dogmas modernos: eficiência e pragmatismo."
disse Francisco em missa para o clérigo na Catedral Metropolitana do Rio

"Candelária, nunca mais. Violência, nunca mais, só amor"
disse o pontífice em encontro com oito menores infratores no Palácio São Joaquim

"Não é deixando livre o uso das drogas, como se discute em várias partes da América Latina, que se conseguirá reduzir a difusão e a influência dessa dependência química."
afirmou o papa, em discurso no hospital São Francisco de Assis

"Eu quero agito nas dioceses, que vocês saiam às ruas. Eu quero que a Igreja vá para as ruas, eu quero que nós nos defendamos de toda acomodação, imobilidade, clericalismo. Se a Igreja não sai às ruas, se converte em uma ONG. A igreja não pode ser uma ONG"
disse papa, em espanhol, em discurso a argentinos na Catedral Metropolitana do Rio

A sombra azul voltou com tudo e para todas! Veja como usar

Se você viveu nos anos 80 sabe que a sombra azul era top. Agora ela retorna ao cenário de beauté de um jeito muito cool, animada por texturas e traçados diferentes

Esfumado 80's reloaded
Tom clarinho, mas não menos marcante. Ideal para peles clarinhas (Foto: Chris Craymer)





Destaque: 

Atualize o olhar preenchendo toda a pálpebra com a cor azul, construindo um dégradé sutil de um único tom. o efeito uniforme no côncavo é “culpa” do pincel de sombra com cerdas fofas, que é muito eficaz na hora de estender o formato até a região rente à sobrancelha.

Dica de expert: 

Troque o iluminador por sombra branca opaca para ‘acender’ o canto interno dos olhos”, sugere o beauty artist Rosman Braz. “Ela ilumina o make sem roubar a cena.”

1. Batom líquido guava Punch, R$ 35, Mary Kay;
2. Lápis para olhos Dessin Du Regard, R$ 129, YSL;
3. Sombra azulquesa, R$ 24, Quem disse, Berenice?


O gatinho cresceu!
Um gatinho em azul royal. Escolha nada discreta! (Foto: Chris Craymer)














Destaque: 

Delineado fininho é so last season! Agora, traçado bom é bold. E para se conseguir esse resultado, tenha um pincel chanfrado úmido sempre à mão. Ah! O importante é que ele esteja sujinho na sombra...

Dica de expert: 

Finalize o gatinho com uma camada de sombra cremosa e mais pigmentada para uma cor ultraintensa”, sugere a maquiadora Vanessa Rozan. Quer dar um plus? Salpique glitter sobre o traçado para um efeito ainda mais power e ideal para noite ou dia, tá? Nada de limitar seus horizontes. Quando a escolha é por um tom democrático como o azul vale usá-lo em plena luz do dia sim senhora glamourosa!

1. Blush Plum, R$ 17, Eudora;
2. Esmalte chili, R$ 22, Revlon;
3. Sombra azul, R$ 115, Kryolan


Colorido sim, folclórico não
Aqui o truque de beauté é o rímel superintenso (Foto: Chris Craymer)

Destaque:

O make colorido perde totalmente o perfume teen com a boca mate bem desenhada. A receita? “‘Apagar’ os lábios com corretivo, contorná-los e preenchê-los com lápis vermelho e então aplicar o batom de mesma cor”, ensina Rosman Braz. O combo boca vermelha + rímel intenso azul royal fica o máximo!

Dica de expert:

Evite alongar muito os cílios coloridos. Uma camada de rímel basta para um efeito cool. Se você passar uma camada e o resultado não for o suficiente experimente usar uma máscara de outra marca.

1. Batom Manhunt, R$ 100, Nars;
2. Máscara para cílios Phenomen Eyes Blue, R$ 135, Givenchy;
3. Esmalte onda, R$ 7, Água de Cheiro

Smokey durável
Bem forte e marcante essa opção de sombra mais delineador, né? (Foto: Chris Craymer)






Destaque:

Estenda a área do esfumado até a região rente aos cílios inferiores para levar um ar de modernidade ao smokey eyes, rei desse make. Deixe a pálpebra bem preenchida para evitar falhas indesejadas, tá?

Dica de expert:

Cor intensa e durabilidade top? É pra já! “Antes de aplicar a sombra metalizada, preencha a pálpebra móvel com lápis para olhos ou delineador em pasta”, recomenda o maquiador Junior Alves. “Daí é só depositar a sombra em pó, que dura intacta e vibrante por horas e horas.”

1. Esmalte azul chrome, R$ 2,50, Mohda;
2. Sombra la couleur infailible cor all night Blue, R$ 48, L’oréal Paris;
3. Delineador em gel azul, R$ 23, Vult [Revista Glamour]

Grupo LGBT americano quer boicotar filme de Harrison Ford


"Ender's Game - O Jogo do Exterminador" é baseado na obra de Orson Scott Card, um militante conhecido por se opor aos direitos dos homossexuais


Um grupo LGBT dos Estados Unidos está convocando um boicote ao novo filme do ator Harrisson Ford, Ender's Game - O Jogo do Exterminador. O longa é baseado na obra homônima do escritor americano Orson Scott Card, conhecido por se opor aos direitos dos homossexuais, principalmente ao casamento gay.

O Geeks Out, como é conhecido o grupo, lançou campanha num site para as pessoas não assistirem ao filme de ficção científica e não contribuírem com a fortuna do autor. “Não comprem ingressos no cinema, não comprem o DVD, não assistam pelo sistema pay-per view. Ignorem todas as propagandas e brinquedos. Não importa o quanto você admira os livros dele, deixe seu dinheiro fora dos bolsos de Orson Scott Card,” escreveu a organização no site Skip Ender’s Game.

Além disso, o grupo está pedindo assinaturas em petições online e organizando eventos em Nova York, Orlando, Seattle e outras grandes cidades americanas para o dia 1º de novembro, data de estreia do filme. “Ajudando o Skip Ender’s Game nós podemos mandar uma mensagem clara e séria a Card e àqueles que aderem ao ativismo anti gay”, completou o Geeks Out no site.

História - O filme futurista conta a história de um garoto que é enviado a uma base militar espacial para proteger a raça humana de invasores alienígenas. Os produtores já se defenderam das acusações alegando que a política de Card não os representa. “Nós estamos adaptando um trabalho, não uma pessoa”, afirmou uma fonte ao site da revista americana The Hollywood Reporter.

Em 2009, o autor se juntou à Organização Nacional pelo Casamento (NOM), que se opõe ativamente contra a união de casais do mesmo sexo. Três anos depois, ele se referiu à união homossexual como uma “disfunção reprodutiva” em um artigo de opinião no jornal americano conservador Rhinoceros Times. [Veja]

Só na amizade

Sete sinais para perceber quando ele quer manter o status 'apenas bons amigos'

Você conhece um carinha maravilhoso. Vocês começam a se encontrar com uma certa frequência, nunca falta assunto para conversar, e sempre se divertem juntos. Você pensa que ele pode ser "o tal", a sua alma gêmea. Mas, calma aí! Quando analisa a situação mais de perto, você nota ele nunca tentou nada. Por mais que tenha certeza de que ele é o homem da sua vida e tente de tudo para ele perceber que você está a fim, ele parece nem perceber as suas intenções.

Começam aí outras mil divagações. Será que ele ainda não se tocou? Será que ele tem vergonha? Será que não gosta de mim? Será que eu posso acabar estragando essa amizade?

Quem nunca passou por isso? E nem sempre o resultado foi o que planejávamos. Para te ajudar a não cair nessa cilada novamente, encontramos uma lista de dicas para perceber quando ele "não está tão a fim de você". Confira as dicas para perceber quando ele só quer ser seu amigo, e evite confundir seus sentimentos, para não perder o que pode ser uma grande amizade.

Como saber quando ele é só seu amigo

1. Ele sempre convida outras pessoas todas as vezes que vocês saem juntos. Se ele quisesse passar de "amigos" para "algo mais", ele iria fazer um pequeno esforço para ficar a sós com você.

2. Os e-mails são fofos, mas curtos. Ele te escreve para marcar um encontro, ou para dividir algo que ele gostou, ou apenas para ver como você está. Mas nunca tenta manter uma conversa.

3. Ele nunca manda a primeira mensagem. E algumas vezes demora horas para responder as que você manda.

4. Ele te pede conselhos sobre outras garotas. Quem está bem-resolvido não precisa ficar fazendo joguinhos e vai fazer questão de te mostrar que está a fim de você também.

5. Ele te chama para sair em cima da hora. Quer dizer, ele estava entediado, pensou em fazer alguma coisa casual, e resolveu te chamar. Se ele tivesse algum interesse maior em você, teria planejado melhor antes.

6. Ele nunca se oferece para pagar a conta. Está certo que estamos em pleno século XXI, e todo mundo tem direitos iguais. Mas um pouco de romantismo e cavalheirismo não faz mal, principalmente quando ele está tentando te conquistar.

7. Ele nunca tenta te beijar. A não ser que seja absolutamente tímido - o que daria para notar – a maioria absoluta dos rapazes encontram a coragem para tomar a iniciativa. Se ele gostasse de você, e notasse que você está a fim, não teria o menor problema em "chegar junto". [BolsadeMulher]

Dormir demais pode ser sinal Alzheimer

Possíveis vínculos entre sono e doenças como mal de Alzheimer foram apontados por diferentes estudos recentemente

Em um deles, 5 mil participantes com mais 65 anos realizaram testes de habilidade mental. Entre aqueles que tinham o hábito de tirar longos cochilos durante o dia, metade teve pontuações baixas.

De acordo com o pesquisador Claudine Berr, do Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde e Medicina da França, “estes resultados sugerem que sonolência excessiva durante o dia pode ser um indicador precoce de declínio cognitivo”.

Em outro estudo, foram avaliadas 15 mil enfermeiras aposentadas com mais de 70 anos. Aquelas que dormiam durante mais de nove ou menos de cinco horas por dia apresentavam alterações químicas no cérebro que indicavam mal de Alzheimer precoce. Os autores do estudo não confirmaram se as rotinas de sono extremas eram a causa das alterações ou apenas um indicativo da doença.

A pesquisadora Marie Janson, do grupo Alzheimer’s Research do Reino Unido, por sua vez, faz um alerta: “Já existem evidências vinculando duração do sono com distúrbios do sistema cardiovascular diabetes”. Para ela, não é surpresa ver estudos que avaliam como o sono pode afetar capacidades cognitivas com o passar do tempo. [The Telegraph UK] [Hypescience]