quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Sealand, o menor país do mundo

O Principado de Sealand é uma entidade não reconhecida pela ONU, localizada no Mar do Norte a 10 km da costa de Suffolk, no sudoeste da Inglaterra

O território resume-se a uma grande base naval construída pelo Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial. O acesso à ilha apenas é possível por helicóptero ou barco. Outrora chamada de Rough Towers, a base foi uma defesa marítima contra ataques alemães, consistindo em duas grandes torres com capacidade para 200 soldados. Foi desativada assim que a guerra acabou.

Brasão
Desde 1967, a instalação tem sido ocupada pelo então Major britânico Paddy Roy Bates; seus colegas e familiares afirmam que ela é um Estado soberano independente. Comentadores externos classificam Sealand como uma micronação ao invés de um estado não reconhecido. 

Embora tenha sido descrita como menor nação do mundo, Sealand atualmente não é reconhecida oficialmente como um estado soberano por nenhuma outra nação soberana. Apesar de Roy Bates afirmar que ela é reconhecida de fato pela Alemanha, por ter recebido um diplomata alemão na micronação, e pelo Reino Unido, após uma corte inglesa decidir que não possui jurisdição sobre Sealand, nenhuma das ações constituem 'de jure' o reconhecimento (Wikipédia).

Bandeira de Sealand
Embora não seja uma entidade reconhecida pela ONU, Sealand possui uma bandeira, hino e até moeda própria. O que falta para Sealand ser considerada um país é uma população fixa. Em 1999, Sealand foi para o filho de Roy, Michael Bates, e é o seu atual rei. Atualmente esse reino emite os seus próprios passaportes e selos de correio, títulos de nobreza, tem moeda própria (Dólar de Sealand) e, inclusive, uma seleção nacional de futebol, entre outras características de um estado independente.


Moeda de Sealand
Sealand arrecada dinheiro vendendo souvenirs com seu nome e imagem, como canetas, canecas, chaveiros, camisas e etc. O link do site de Sealand e sua loja virtual é:

O governo britânico já ponderou retomar Sealand mais de uma vez, no entanto ele não é "invadido" pelo Reino Unido por ser considerado propriedade privada de uma família britânica e por possíveis danos à imagem pública do estado britânico. Ah! O principado tem 20 habitantes.

Richard Branson, o homem que quer colonizar Marte

Poucas semanas se passaram desde o complicado pouso da sonda Curiosity em Marte, e, mesmo assim, já tem gente fazendo outros planos em relação ao Planeta Vermelho

Em entrevista recente ao CBS News, o CEO Richard Branson, da Virgin Airlines, contou como pretende nas próximas décadas iniciar uma colonização em Marte (e participar dela). Ele também falou sobre seu plano de oferecer viagens espaciais de 2 horas a 200 mil dólares por pessoa (cerca de R$ 400 mil).

“Eu acho que nos próximos 20 anos nós vamos levar, literalmente, centenas de milhares de pessoas ao espaço, e que isso vai nos dar recursos financeiros para fazer coisas ainda maiores”, conta o empresário. Como exemplo, ele usa o lançamento de satélites a um custo muito menor que o atual. Quando quiseram saber se Branson vê esse projeto como uma “aventura pessoal” ou como uma verdadeira decisão de negócios, ele não se limitou a uma das alternativas: “Meu enfoque de negócios é simples, eu amo criar coisas e, então, tento fazer com que isso acabe pagando as contas no final do mês”.

Enquanto muitos criticaram o corte de orçamento que o governo dos Estados Unidos fez com a NASA, Branson o considera um sinal positivo para o setor privado. “Você tem um partido democrático que decidiu ‘vamos deixar a iniciativa privada levar isso para frente’”, aponta. “Eu acredito que eles estão absolutamente certos. As empresas privadas podem fazer isso por uma fração do preço”. 

Não satisfeito em passar apenas algumas horas no espaço, Branson idealizou outro projeto: “Ainda em vida, estou determinado a fazer parte de uma população inicial em Marte”. Contrariando aqueles que são céticos a respeito dessa colonização, acrescenta: “Eu acho isso absolutamente realista. Vai acontecer”. 

Ele reconhece, porém, que não vai ser fácil: os primeiros humanos em Marte, diz, viverão em “domos gigantes” e “não poderão passar muito tempo do lado de fora”. Como diria Toquinho, “quem viver, verá”. [GSouzaHypescience] [io9

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Ligações sucessivas de celular mudam a partir de hoje

A partir desta quarta-feira (27), ligações sucessivas de celular feitas para o mesmo número não geram nova cobrança, independentemente de qual seja a sua operadora

A medida foi decidida em novembro pela Anatel, mas passa a valer hoje. Agora, se uma chamada for interrompida no celular (por qualquer motivo) e você ligar para o mesmo número, seja ele fixo ou móvel, considera-se a nova chamada como parte da primeira.

Não importa o motivo para a interrupção da chamada: se o sinal caiu, a operadora cortou, você desligou por acidente, você se lembrou de dizer algo etc. E não haverá limites para a quantidade de ligações sucessivas. No entanto, você precisa retornar a ligação em menos de dois minutos.

Ela é válida para todos os planos de celular, mas muda dependendo da forma como você é cobrado. Se seu plano cobra por chamada, você não pagará uma nova tarifa: por exemplo, se você paga R$ 0,25 por ligação e ela cair, você pode continuar a chamada (ligando para o mesmo número) sem pagar nada a mais.

Se seu plano cobra por minutos, a nova ligação também será uma continuação da anterior. Isto significa que os minutos adicionais serão cobrados normalmente; no entanto, a taxa de chamada não será aplicada.

A decisão da Anatel veio após sua acusação de que a TIM derrubaria ligações “ilimitadas” de clientes Infinity - que cobra por chamada em vez de minuto – para forçar uma nova ligação. Em novo relatório, a Anatel diz que ligações ilimitadas da TIM têm o dobro de chance de caírem, em relação a chamadas cobradas por minuto. No entanto, a agência não acusa mais a TIM de derrubar ligações. [Anatel

Vejam imagens de alimentos com "200 calorias"

Alguns alimentos têm mais calorias que outros, mas essa diferença às vezes não aparece se você não olhar diretamente para eles

Quando você considera que um prato inteiro de brócolis contém o mesmo número de calorias que uma colher pequena de manteiga de amendoim, você pensa duas vezes na próxima vez que for decidir o que comer.

Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA, o adulto médio precisa consumir cerca de 2.000 a 2.500 calorias por dia para manter seu peso. Em outras palavras, você tem uma quantidade fixa de calorias para “gastar” a cada dia – se comer menos, emagrece, se comer mais, engorda. Saber o quanto você está comendo é fundamental para comer bem.

Sendo assim, o site wiseGEEK resolveu criar um projeto para mostrar quais alimentos possuem 200 calorias. Eles escolheram essa quantia para demonstrar volumes tangíveis em uma ampla gama de itens.

Os itens escolhidos pelo projeto visam a mostrar alimentos em uma grande variedade de categorias. Não foram incluídos alimentos preparados, tais como bolo, porque o seu conteúdo calórico está intimamente ligado à receita usada.

Todas as imagens foram feitas com a mesma câmera (câmera digital Nikon D70) e com a mesma configuração; em outras palavras, o tamanho das porções indicadas são todos em relação umas as outras. O prato possui 26 centímetros de diâmetro e a tigela 16 cm.

Vale lembrar que o artigo trata apenas de calorias. Não se esqueça que há outras considerações ao escolher quais alimentos comer, como valor nutritivo, diversidade, benefícios de saúde, etc. As calorias dos alimentos mostradas são dietéticas, não físicas.

Confira as imagens abaixo e se surpreenda. Cada fotografia representa 200 calorias. Os alimentos estão classificados dos menos aos mais calóricos.

Aipo – 1425 gramas = 200 calorias

Mini pimentões – 740 gramas = 200 calorias

Brócolis – 588 gramas= 200 calorias

Cenouras bebê – 570 gramas= 200 calorias

Melão – 553 gramas= 200 calorias

Coca-Cola – 496 ml = 200 calorias

Cebola-vermelha – 475 gramas= 200 calorias

Maçã – 385 gramas= 200 calorias

Ervilha verde em conserva (enlatada) – 357 gramas= 200 calorias

Leite integral – 333 ml = 200 calorias

Kiwi – 328 gramas= 200 calorias

Milho enlatado – 308 gramas= 200 calorias

Uva – 290 gramas= 200 calorias

Ketchup – 226 gramas= 200 calorias

Peito de peru defumado – 204 gramas= 200 calorias

Vinagre balsâmico – 200 ml = 200 calorias

Iogurte de morango de baixa gordura – 196 gramas= 200 calorias

Chili enlatado – 189 gramas= 200 calorias

Feijão preto enlatado – 186 gramas= 200 calorias

Ovos – 150 gramas= 200 calorias

Macarrão cozido – 145 gramas= 200 calorias

Abacate – 125 gramas= 200 calorias

Atum em óleo enlatado – 102 gramas= 200 calorias

Fibras cereais – 100 gramas= 200 calorias

Pão de linho – 90 gramas= 200 calorias

Damasco seco – 83 gramas= 200 calorias

“X-burguer” -75 gramas= 200 calorias

Batata frita – 73 gramas= 200 calorias

“X-frango” – 72 gramas= 200 calorias

Pão francês – 72 gramas= 200 calorias

Muffin de mirtilo – 72 gramas= 200 calorias

Pirulito – 68 gramas= 200 calorias

Salsicha – 66 gramas= 200 calorias

Pãozinho de trigo – 66 gramas= 200 calorias

Creme irlandês Bailey’s – 60 ml = 200 calorias

Balas – 57 gramas= 200 calorias

Macarrão não cozido – 56 gramas= 200 calorias

Torta de amora – 56 gramas= 200 calorias

Cereal crocante de baunilha e uva-do-monte – 55 gramas= 200 calorias

Fubá – 55 gramas= 200 calorias

Farinha de trigo – 55 gramas= 200 calorias

Gomas – 54 gramas= 200 calorias

Donnut açucarado – 52 gramas= 200 calorias

Queijo cheddar – 51 gramas= 200 calorias

Bolacha salgada – 50 gramas= 200 calorias

Barra de chocolate Snickers – 41 gramas= 200 calorias

Salgadinho Cheetos – 38 gramas= 200 calorias

Bacon frito – 34 gramas= 200 calorias

Manteiga – 28 gramas= 200 calorias

Óleo de canola – 23 gramas= 200 calorias

Quando você percebe que comer mais de um quilo de aipo é o mesmo que comer um pedaço pequeno de queijo, finalmente entende porque não consegue emagrecer.

Conclusão: não é só o que você come, mas a quantidade que come e a variedade do que come que também importam.[wiseGEEK[Hypescience/Nat]